PUBLICIDADE

Insônia: conheça 7 alimentos que ajudam a dormir melhor

Da mesma forma que a alimentação pode prejudicar a qualidade do sono, ela também pode te ajudar a dormir melhor. Veja como

10 abr 2024 - 19h00
(atualizado em 11/4/2024 às 18h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Ter dificuldade para dormir é um problema cada vez mais comum. Estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, entre elas, a insônia. Vale destacar que a privação de sono pode indicar alterações na saúde física ou mental. Felizmente, algumas opções alimentares podem ajudar a dormir melhor.

O ideal é abastecer o corpo comnutrientes e substâncias funcionais, como vitamina B6, magnésio e triptofano, indica a nutricionista especializada em nutrição clínica e esportiva Bettina Del Pino.

"O triptofano, assim que reconhecido pelo nosso cérebro, estimula a produção de um neurotransmissor chamado serotonina. Além disso, ele é responsável pela regulação do sono, bom humor e sensação de bem-estar. A ingestão de vitamina B6 e magnésio ajuda na produção do triptofano em nosso corpo", explica.

10 dicas para consumir chás de plantas medicinais com segurança 10 dicas para consumir chás de plantas medicinais com segurança

Pensando nisso, a especialista preparou uma lista com 7 tipos de alimentos que ajudam a melhorar a qualidade do sono. Confira:

Alimentos que ajudam a dormir melhor

1. Grãos integrais: grandes fornecedores de carboidrato, contém vitaminas e minerais que podem auxiliar numa melhor absorção de triptofano.

2. Castanhas e sementes: são fontes ricas em triptofano. Além disso, são fornecedoras de magnésio, que auxilia no combate dos efeitos do hormônio do estresse. 

3. Aveia: é fonte de melatonina, conhecida popularmente como hormônio do sono. Por isso, a substância auxilia a adormecer mais facilmente.

4. Grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e soja: fontes ricas de triptofano, além de vitaminas do complexo B, que ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso.

5. Banana: rica em triptofano, carboidratos e magnésio, responsáveis pelo auxílio na produção de hormônios como a serotonina e melatonina, que contribuem para a qualidade do sono.

6. Frutas vermelhas e kiwi: são ricas em antioxidantes, que favorecem o controle e o tratamento dos distúrbios do sono.

7. Maracujá: o maracujá tem propriedades calmantes, que atuam diretamente no sistema nervoso central. Por isso, produz efeito analgésico e relaxante muscular.

Alimentos que atrapalham o sono

Por outro lado, há aqueles alimentos que atrapalham a qualidade do sono, pois deixam o corpo em alerta ou são de difícil digestão. Portanto, devem ser evitados.

"Deve-se evitar bebidas com cafeína, como chá preto, chá mate, chá verde, café e energético, alimentos gordurosos, frituras, refrigerante e bebidas alcoólicas", orienta a nutricionista.

Bettina lembra que uma alimentação saudável e balanceada é forte aliada no combate à insônia. "Mas é aconselhável que as pessoas procurem acompanhamento médico", destaca.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade