PUBLICIDADE

Gorduras do bem: saiba quais alimentos preservam a saúde vascular

Nem toda gordura faz mal à saúde. As gorduras do bem, por exemplo, desempenham um papel importante no organismo

18 out 2023 - 13h01
(atualizado às 21h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Adotar uma alimentação saudável é imprescindível para preservar a saúde e melhorar a qualidade de vida. Mas, para isso, é essencial também entender que nem toda gordura é prejudicial ao organismo. Na verdade, há as gorduras do bem, que contribuem - e muito - com o sistema vascular.

Gorduras do bem: saiba quais alimentos preservam a saúde vascular -
Gorduras do bem: saiba quais alimentos preservam a saúde vascular -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

De acordo com a Dra. Cristienne Souza, médica cirurgiã vascular da Venous, as gorduras consideradas "boas ou do bem" são aquelas benéficas que auxiliam na redução do risco de doenças cardíacas devido aos seus efeitos positivos no perfil lipídico. Elas ajudam, por exemplo, a reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim), aumentar o HDL (colesterol bom) e reduzir a inflamação, o que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. 

"Elas são conhecidas como ácidos graxos insaturados. Estão presentes em alimentos como azeite de oliva, abacates, nozes, amêndoas, castanhas, peixes gordos como salmão, atum e sardinha (fontes de ômega-3)", aponta a médica.

Como diferenciar uma gordura boa de uma ruim?

De acordo com a especialista, é possível distinguir entre uma gordura benéfica e uma prejudicial à saúde se atentando aos seguintes detalhes:

  • As gorduras boas (insaturadas) geralmente são líquidas à temperatura ambiente;

"Essas  últimas estão presentes em carnes gordurosas, produtos de laticínios integrais, alimentos fritos e muitos produtos industrializados. As gorduras saturadas e trans estão ligadas a um maior risco de doenças cardiovasculares", alerta a cirurgiã vascular.

Além disso, conforme Cristienne, verificar os rótulos dos alimentos é uma forma de identificar o conteúdo de gorduras saturadas e trans em produtos processados. "Evite produtos que contenham gorduras trans em seus ingredientes", enfatiza a médica.

Cuidado com os excessos

É importante lembrar que, embora as gorduras insaturadas sejam benéficas para a saúde vascular, a moderação é fundamental. "Todas as gorduras são ricas em calorias, e o excesso de calorias de qualquer fonte pode levar ao ganho de peso indesejado. Por isso, o equilíbrio entre diferentes tipos de lípidios em sua dieta é importante", diz Cristienne. 

"Além disso, a qualidade global da sua dieta, incluindo a ingestão de frutas, legumes e proteínas magras, desempenha um papel crucial na saúde cardiovascular. Consulte um profissional de saúde ou um nutricionista para criar um plano alimentar equilibrado que atenda às suas necessidades específicas", finaliza.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade