Faz mal beber água com gás todos os dias? Especialista tira dúvida
A água com gás é uma alternativa saudável para muitas pessoas, até para quem pretende reduzir o consumo de refrigerantes. Mas será que a ingestão diária pode fazer mal à saúde ou está liberada?
"De uma maneira geral, beber água com gás diariamente não faz mal para a saúde da maioria das pessoas. Do ponto de vista metabólico, ela hidrata da mesma forma que a água sem gás, não prejudica rins, ossos ou dentes quando consumida sem adição de açúcar ou sódio (sal)", explica Dra Isolda Prado, médica nutróloga, docente e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
O que pode acontecer em algumas pessoas é uma sensação de distensão abdominal, gases ou estufamento, especialmente em quem tem intestino sensível, dispepsia funcional, refluxo gastroesofágico, que são manifestações da gastrite, ou síndrome do intestino irritável.
"Isso ocorre porque o gás carbônico liberado no estômago pode aumentar a pressão intraluminal, levando à sensação de barriga inchada. Mas isso é um efeito funcional, não inflamatório nem perigoso", orienta.
Segundo a médica, para quem tolera bem, a água com gás pode, inclusive, ajudar na saciedade, na redução do consumo de bebidas açucaradas e até aliviar constipação leve em alguns casos.
A recomendação prática é observar a resposta individual, se não houver desconforto, pode ser consumida diariamente sem problema.