PUBLICIDADE

Cinco dicas para mudar sua alimentação e obter mais energia

Confira o que comer e beber ao longo do dia para que o cansaço e sono não batam e atrapalhem sua rotina

6 jun 2024 - 18h39
(atualizado em 7/6/2024 às 01h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Recentemente, você tem sentido um cansaço inexplicável e não sabe o que fazer para melhorar? Segundo alguns especialistas entrevistados pela BBC, grande responsabilidade pode estar na forma que você come. Eles afirmam que basta algumas mudanças em seus hábitos alimentares para ganhar energia. Confira abaixo:

O que comer e beber para ter mais energia durante a semana?
O que comer e beber para ter mais energia durante a semana?
Foto: Pixabay/contatoartpix / Bons Fluidos

Café da manhã bem completo

A primeira refeição do dia precisa ser bem nutritiva. Segundo a nutricionista Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em Houston, Dolores Woods, um dos itens que não pode faltar é a proteína. Você pode escolher adicionar alguma carne, legumes, laticínios e soja. "Os vegetais são muito importantes, mas devemos lembrar que eles têm poucas calorias, portanto, para aumentar a energia é necessário algum tipo de proteína como acompanhamento", explica.

As fibras também têm que marcar presença. O feijão é uma alternativa, pois ele contém glicose para dar energia. Pães integrais ou aveia são carboidratos complexos. "Eles possuem, além de fibras, vitaminas e minerais. O ideal é tomar um café da manhã que lhe dará energia para o resto do dia", conta a profissional.

Faça todas as refeições principais

Não pular refeições faz com que os níveis de glicose mantenham-se altos, e isso te ajuda a driblar o cansaço. "Seja fazendo três refeições por dia ou cinco pequenas — isso depende da sua rotina —, o importante é não deixar muitas horas entre uma porção e outra. Não queremos que nossos níveis de glicose fiquem muito altos ou muito baixos, eles precisam estar equilibrados para nos sentirmos energizados", alerta.

Petisque com equilíbrio

Se bater a fome durante o dia, não corra para alimentos industrializados com muito açúcar. No momento, eles podem te dar energia, mas depois, irão drená-la. Em vez disso, prefira nozes, sementes, frutas secas, avelãs, amêndoas, amendoins ou pistache. Esses ingredientes possuem fibras, vitaminas, ferro e outros componentes que combaterão o cansaço.

Ingira grãos integrais

Pão, macarrão, cereais ou arroz integral são feitos de grãos integrais, e, de acordo com Woods, eles são ótimos para te dar energia. Para saber se o alimento cumprirá a função, basta verificar a composição nutricional na embalagem, se tiver de três a cinco gramas de fibra - ou mais - pode saber que ele será o ideal. "Quando você come grãos integrais pela manhã, isso proporciona uma liberação lenta e constante de combustível. Assim a sua energia é consistente e equilibrada, e no final do dia você se sente menos cansado", atesta.

Beba bastante água

Claro que esta dica nunca falta, e, quando o assunto é cansaço, ela tem que estar presente para combater. Isso porque ele pode se dar por causa da má hidratação. "Muitas pessoas tomam café, energéticos ou refrigerantes com muito açúcar quando se sentem cansadas, mas o problema é que elas causam o efeito contrário porque são diuréticos. Eles nos estimulam por um tempo e depois a energia diminui", explica Woods. "É uma sensação de bem-estar que não dura muito", explana Woods.

E, acredite ou não, mas o café pode dar o efeito reverso: "Quando a cafeína é metabolizada, diminui a energia porque é um estimulante cujo efeito não é sustentado".

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade