Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

10 alimentos ricos em vitamina C para sua imunidade ficar nas alturas

A vitamina C tem ação antioxidante, aumenta a absorção de ferro e ainda tem relação direta com a síntese de colágeno para a pele

13 ago 2024 - 11h01
(atualizado às 13h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Alimentos ricos em vitamina C: conheça mais de 10 opções
Alimentos ricos em vitamina C: conheça mais de 10 opções
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

As mudanças bruscas de temperatura e o clima seco, característicos desta época do ano, exigem bastante da imunidade. Por isso, gripes e resfriados são muito comuns, além de outros problemas respiratórios. Nesse contexto, a ingestão de alimentos ricos em vitamina C pode ser uma carta na manga para evitar uma série de enfermidades.

Acontece que a vitamina C tem um papel fundamental no organismo por conta da sua ação antioxidante e seu poder de aumentar a absorção de ferro - fatores que naturalmente fortalecem o sistema imunológico.

Além disso, ela tem relação direta com a síntese de colágeno para a pele, para a construção tecidual e para energia do organismo, destaca o nutricionista Antônio Lack. Por isso, o nutriente é essencial para ossos, tendões, músculos e tecidos no geral. "A Vitamina C é um pilar da síntese de colágeno e da estrutura da pele, e é responsável por conferir tenacidade ao músculo", afirma.

9 alimentos ricos em vitamina C para fortalecer a imunidade 9 alimentos ricos em vitamina C para fortalecer a imunidade

Alimentos ricos em vitamina C

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C está presente em frutos cítricos como laranja, limão e acerola, e também na maçã, goiaba e em alguns alimentos folhosos. Além disso, também está no pimentão verde, tomate, salsa, couve, rabanete, brócolis, leite e na carne de fígado.

Como consumir adequadamente

No entanto, assim como outras vitaminas, a vitamina C não precisa ser consumida em excesso, alerta Antônio. Isso porque o importante é que esse abastecimento seja constante para garantir a absorção de ferro, pois o organismo é incapaz de sintetizar o nutriente.

"O ideal é consumir pequenas doses ao longo do dia de alimentos in natura, evitando assim doenças como a tireoide e escorbuto, e ajudando no transporte de oxigênio. As pessoas podem variar o consumo de acerola através de doces, sucos e geleias também" exemplifica Antônio.

Por exemplo, você pode experimentar essa crepioca light, com brócolis e tomate! Confira o passo a passo da receita no vídeo abaixo:

 

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade