A aveia é um ótimo alimento para emagrecer: a ciência comprova
Rica em fibras solúveis, o ingrediente prolonga a saciedade, ajuda a controlar o apetite e facilita a redução calórica ao longo do dia
A aveia é um dos cereais mais utilizados no universo fitness por ser barata e oferecer uma boa quantidade de proteínas a cada 100 gramas, o que pode contribuir para o ganho de massa muscular. Além disso, por ser um carboidrato rico em fibras, promove grande sensação de saciedade.
O alimento também pode ser incluído na dieta de pessoas com diabetes tipo 2, obesidade e outras condições metabólicas, já que não costuma provocar picos acentuados de glicose no sangue.
Um dos principais obstáculos para quem tenta perder gordura corporal é a fome ao longo do processo, que muitas vezes leva ao consumo de mais calorias do que o necessário para reduzir o percentual de gordura.
No início, é comum que o apetite esteja mais controlado. Porém, à medida que a gordura corporal diminui, o cérebro tende a aumentar o estresse relacionado à comida, como um mecanismo de sobrevivência. Ainda assim, estudos indicam que a aveia pode ajudar a prolongar a saciedade.
Uma revisão conduzida por Candida Rebello e colaboradores analisou pesquisas que investigaram a relação entre fome e consumo de aveia.
De forma geral, a fibra alimentar reduz a velocidade e o grau de absorção dos nutrientes. Isso acontece porque ela pode "reter" parte desses componentes e aumentar a viscosidade do conteúdo intestinal, o que desacelera a passagem dos alimentos pelo trato digestivo.
...
Veja também
Para perder barriga depois dos 30, essas são as 5 mudanças que é preciso fazer
Pouca gente sabe, mas essas 4 pequenas mudanças no café da manhã podem ajudar você a emagrecer
A aveia é um ótimo alimento para emagrecer: a ciência comprova
Como temperar seu feijão cozido para deixá-lo delicioso e grosso: o truque é usar este ingrediente