A abobrinha é boa, bonita e barata, mas tem um grande inconveniente quando cozida: como fazer para não soltar tanta água
Um pequeno passo preliminar fará toda a diferença para uma abobrinha com textura, firmeza e sabor inigualáveis
A abobrinha é uma verdadeira campeã na cozinha. Saudável e barata, ela serve como tela em branco para inúmeras receitas. No entanto, sua maior virtude, seu alto teor de água, torna-se seu maior defeito quando frita na frigideira.
Essa umidade, que a torna tão refrescante crua, é liberada com o calor, diluindo molhos, aguando ovos mexidos e transformando refogados em pratos sem substância. Para resolver esse problema, há uma solução simples e eficaz: o segredo é a pré- desidratação.
Leia também: O jantar fácil de abobrinha recomendado por uma nutricionista: "Leva cinco minutos e o resultado é delicioso."
Como fazer com que a abobrinha não solte tanta água
Para isso, primeiro corte a abobrinha no formato que você planeja usar na receita, seja em fatias, cubos ou tiras. Em seguida, coloque os pedaços em uma peneira e polvilhe com sal grosso. O sal não só temperará a abobrinha, mas também funcionará extraindo a umidade de suas células por osmose. Deixe a abobrinha salgada descansar na peneira por pelo menos 20 a 30 minutos.
Você verá como ela começa a "suar" e liberar líquido que escorrerá pelos furos da peneira. Após esse tempo, é essencial enxaguar bem os pedaços com água para remover o excesso de sal e, principalmente, secá-los bem com papel-toalha ou um pano limpo.
...
Veja também
Como fazer abobrinha empanada crocante e suculenta sem fritar: pronta em 10 minutos e saudável