3 eventos ao vivo

Pachamanca é prato tradicional peruano; veja como é preparado

Especialidade típica do Peru é preparada dentro de buraco na terra

8 jul 2013
17h21
atualizado às 17h56
  • separator
  • 0
  • comentários

A pachamanca é um dos pratos mais antigos e representativos da gastronomia peruana. Em quéchua, língua inca, pachamanca significa pote de terra. O prato é uma espécie de cozido de diferentes tipos de carnes e legumes, especialmente batatas e milhos. Mas o principal diferencial é que a pachamanca é preparada dentro de um buraco na terra.

Primeiro os ingredientes são levados ao fogo por cerca de três horas com especiarias andinas e chicha de jora, bebida fermentada sagrada. Em seguida, é feito um buraco na terra, onde é montada uma pequena fogueira com lenha de eucalipto coberta de pedras. As carnes e vegetais são embalados com ervas andinas em folhas de bananeira e colocados sobre as pedras quentes. Depois, os alimentos são cobertos com um saco de plástico grosso para impedir o contato com a terra, que cobre o buraco. Os alimentos permanecem enterrados por cerca de 45 minutos, para finalizar o cozimento.

<p>Os alimentos são embalados em folhas de bananeira e enterrados na terra</p>
Os alimentos são embalados em folhas de bananeira e enterrados na terra
Foto: Roberta Figueira/Terra

A origem da pachamanca é da época do império inca e seu consumo se expandiu da zona central do Peru para outros pontos mais ao sul, como Cusco e Puno. O prato representa o banquete dos peruanos andinos, cultura na qual a comida está entrelaçada ao culto da natureza. Segundo a crença andina, a Pachamama, ou Mãe Natureza, é fonte de fertilidade, vida e também é origem de numerosos produtos, que nesse prato são devolvidos à ela para serem cozidos.

A pachamanca é consumida especialmente entre fevereiro e março, em celebração à colheita, e em importantes festas religiosas e celebrações sociais como casamentos, aniversários, e rituais de pagamento à terra. Porém, alguns estabelecimentos, como o Sumaq Machu Picchu Hotel, preparam o prato para turistas que querem ter mais contato com a cultura local. A pachamanca tradicionalmente é servida em pequenas panelas de barro, em mantas coloridas sobre a terra. 

O Terra viajou ao Peru à convite da TAM Linhas Aéreas, da Lan Airlines, do Sumaq Machu Picchu Hotel e da Condor Travel.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade