PUBLICIDADE

Chef do Maní ensina receita especial com polvo para o Natal

17 dez 2013 - 13h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação

O espanhol Daniel Redondo já trabalhou no melhor restaurante do mundo, El Celler de Can Roca, de acordo com a revista Restaurants. No Brasil, Redondo ganha cada vez mais notoriedade ao lado de sua mulher Helena Rizzo na cozinha do Maní, eleito o quinto melhor restaurante da América Latina. É ele quem assina a receita de polvo com batata-doce e maionese de açafrão e azeite de páprica.

Receita de polvo com batata-doce e maionese de açafrão e azeite de páprica

Para a batata-doce

Ingrediente

1 kg de batatas-doces

Modo de preparo

Coloque a batata-doce com pele em uma assadeira e leve para assar no forno pré-aquecido a 180 °C. Após 40 minutos, teste com um garfo e verifique se estão assadas. Uma vez cozidas, retire as batatas do forno e deixe esfriar. Corte em rodelas de 1 cm cada. Reserve.

Para o polvo

Ingredientes

1 polvo de em média 2 kg

4 folhas de louro

1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos

3 colheres (sopa) de sal

Modo de preparo

Levar uma panela ao fogo com água e, quando ferver, colocar o louro e o sal. Coloque o polvo na água e deixe cozinhar de 1h a 1h30, até ele ficar macio. Retire da água e corte em rodelas de 1 cm. Reserve.

Para a maionese

Ingredientes

2 gemas

100 g de azeite de oliva

100 g de azeite de girassol

20 pistilos de açafrão

2 colheres (sopa) de água quente

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquificador. Bata lentamente com a função de pulsar, até conseguir uma emulsão. Reserve.

Para o azeite de páprica

Ingredientes

200 g de azeite de oliva

10 g de páprica picante ou pimentón de la Vera

Modo de preparo

Coloque os ingredientes em um bowl e misture bem com um fouet. Reserve.

Montagem

Disponha as batatas no fundo do prato. Coloque um pouco da maionese em cima de cada batata e, por cima, o polvo. Tempere com azeite de páprica.

Dica: na preparação dos polvos, os espanhóis costumam colocá-lo por 10 segundos na água fervendo, repetindo o processo três vezes. Depois disso, coloca-se para cozinhar normalmente. Isso evita com que ele se desmanche na hora de cortar e servir.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade