0

Dicas simples para deixar o seu café mais saboroso

24 jun 2020
16h15
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Guia da Cozinha - Dicas simples para deixar o seu café mais saboroso
Guia da Cozinha - Dicas simples para deixar o seu café mais saboroso
Foto: Guia da Cozinha

Você nunca mais vai errar no preparo com essas dicas para fazer café!

Não dá para começar o dia sem antes tomar uma boa xícara de café, certo? Essa bebida saborosa é apreciada por milhares de pessoas ao redor do mundo e acompanha muito bem receitas deliciosas. E não há apenas um jeito de se preparar café, dá para fazer ele coado, expresso, em formas de drinks e coquetéis… As opções são as mais variadas possíveis! O modo de se fazer o café em casa vai depender de como você curte a sua bebida, mas a mais popular é, sem dúvidas, por meio de um coador ou filtro de papel.

Mas não vai pensando que é só esquentar a água, colocar o pó, passar o café e pronto. Cada etapa requer um cuidado específico para você ter o café perfeito no conforto da sua casa. Além disso, você também pode adicionar alguns ingredientes para deixar o seu café muito mais saboroso para sair daquele básico do dia a dia. Pensando nisso, o Guia da Cozinha vai dar algumas dicas para fazer café que são bem simples e vão deixar a sua bebida de outro mundo de tão saborosa. Com alguns pequenos truques você consegue deixar o seu café ainda melhor.

Os tipos de grão

Cada método de preparo do seu café demanda um tipo de grão/pó específico. Se você for pelo método tradicional de coador, escolha um pó não muito fino nem muito grosso para que a bebida seja extraída mais facilmente. Vai utilizar a prensa francesa? O pó precisa ser moído em uma textura mais grossa para o preparo ficar show. No caso da cafeteira italiana, chamada Moka, o pó deve ser médio grosso.

Quanto a escolha de marcas para o seu café, se você tiver alguma que já ganhou seu coração, vá com ela. Se quiser ousar mais na bebida, procure pelos cafés gourmet, ou seja, do tipo especial. Eles oferecem uma torra mais recente, grãos bem selecionados e podem conter aromas e sabores diferenciados.

Se você tiver um moinho em casa, o ideal é moer o café na hora que for fazê-lo para que não se perca as propriedades e seu café não oxide. Ah, e cada tipo de café possui uma torra diferente, então, se a sua bebida for mais clara, isso significa que o grão foi menos torrado. Não necessariamente o café estará ruim pela sua cor.

Qualidade da água

Uma das dicas para fazer café que é fundamental é a qualidade da água. Passe o seu cafezinho com uma água filtrada ou mineral. Jamais utilize a água da torneira para isso. A gente te explica o porquê: a água que vem da torneira geralmente possui uma quantidade de cloro maior e isso pode modificar completamente o gosto final da sua bebida. Então, se você quer experimentar o sabor do café do modo mais limpo possível, bora usar a água do filtro, combinado?

Molhando o filtro de papel

Não, você não leu errado. Para ter aquele café perfeito digno de premiações, você precisa escaldar o filtro do café primeiro. Temos o costume de colocar o pó de café no filtro direto e jogar a água, mas não é bem assim que funciona. Então, molhe seu filtro de papel com um pouco de água quente e só depois acrescente o pó. Esse processo ajuda a eliminar o sabor de papel do filtro e deixar sua bebida bem mais saborosa.

A temperatura da água

O pó de café também está sujeito a queimar se exposto a temperaturas muito altas, o que deixa o sabor da bebida muito amargo. O ideal é que a água do preparo não chegue a ferver, mas a começar a levantar fervura, quando aquelas bolinhas começam a subir. Se por um acaso você foi olhar o celular e a água acabou fervendo, espere um pouco para colocar no pó.

Outra dica interessante é: quando você for colocar a água no pó de café, faça isso em movimentos circulares e aos poucos para que todo o pó umedeça por completo. Ao colocar a água de uma só vez, corre-se o risco de ter um café mais fraco.

Combinando com outros ingredientes

Sim, você pode deixar o seu café ainda mais saboroso combinando outros ingredientes a ele. Especiarias como canela, cardamomo, cravo da Índia etc. No entanto, prefira colocar na xícara, e não ao passar o café. Se preferir, pode adicionar chantilly e até mesmo chocolate na sua bebida para um sabor ainda melhor. Quanto ao açúcar, ele só deve ser adicionado após o preparo da bebida e não deve ser misturado na água ou ao pó. Alguns baristas indicam tomar a bebida sem açúcar, já que um bom café possui a doçura do próprio fruto.

Um truque legal para se experimentar o café sem a interferência de sabores é beber um pouco de água gaseificada antes e depois do seu cafezinho. Fazendo isso, você limpa o seu paladar e aproveita todo o sabor da sua bebida.

E aí, gostou das nossas dicas para fazer café? Agora é hora de passar aquele cafezinho, comer um bolinho e apreciar o resto dia.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade