PUBLICIDADE

Concurso elege melhores pratos de restaurantes por quilo do Brasil

21 jun 2013 - 15h30
(atualizado em 25/6/2013 às 11h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Comida por quilo: quem nunca viajou ao exterior e teve dificuldade em encontrar o tipo de restaurante em que o cliente monta o próprio prato com as opções espalhadas por uma bancada? Isso acontece, pois a comida vendida a preço baseado nos números apontados pela balança é uma cultura brasileira. Pensando nisso a Unilever Food Solutions listou os melhores restaurantes por quilo de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Goiânia, Porto Alegre, Campinas e Brasília, escolhidos por chefs e pelos próprios frequentadores em uma disputa entre 178 estabelecimentos.  

Entre os pratos finalistas, salmão e costelinha tiveram destaque. Em São Paulo, dois dos três que estão na seleção final foram  escolhidos pelo peixe de água doce: o Don Papy, com salmão ao molho de espinafre, e o Pizza Grill Estação 45, com salmão assado com pimenta rosa. No Rio de Janeiro, o restaurante Kilowatts se classificou  com salmão grelhado, e em Belo Horizonte foi o salmão ao molho de limão que incluiu o Daniel's Cook na lista.. 

A costelinha ao molho de barbecue agradou os curitibanos: os restaurantes Buffet Anthurium e Jô Buffet e Restaurante estão no páreo pelo prato. Em Brasília, a costela à pururuca com molho barbecue qualificou o  Kranfo. Prato típico brasileiro, a feijoada, ficou de fora do concurso intitulado Melhores Quilos do Brasil. “Sabemos que os restaurantes por quilo são frequentados por pessoas que trabalham e moram na região, queremos prestigiá-los.”, disse Laura de Sá, coordenadora do projeto na Unilever Food Solutions.“A cultura do restaurante por quilo é típica e exclusiva do nosso país”, acrescentou Ricardo Marques, vice presidente da companhia.

Cada restaurante apresentou cinco pratos concorrentes, servidos durante quatro semanas, e os clientes deram notas entre 1 e 10 para cada prato via aplicativo para smartphones e urnas. Os pratos finalistas, então, serão avaliados por chefs da Unilever Food Solutions e chefs externos parceiros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, que escolherão os vencedores. Além da divulgação do estabelecimento, o concurso oferece prêmio em dinheiro aos cozinheiros dos campeões.

Veja lista de finalistas:

São Paulo

Mantequilla: creme de baunilha com calda de amora

Arinhos: salmão ao molho de espinafre

Pizza Grill Estação 45: salmão assado com Pimenta Rosa

Rio de Janeiro  

Rei do Mate HBL: bacalhau à zé do pipo

Projectus: fricassé de frango com alho poro

Kilowatts: salmão grelhado

Curitiba  

Buffet Anthurium: costelinha ao molho barbecue

Itália Chic: caponata de legumes aos quatro queijos

Jô Buffet e Restaurante: costelinha suína ao molho barbecue

Belo Horizonte

Beco Restaurante: lombo moreno

Cozinha da Jane: filé de frango ao creme de cebola e iogurte

Daniel's Cook: salmão ao molho de limão

Brasília 

Empório Brasil: camarão na moranga

Bombocado: carne assada com legumes

Kranfo: costela à pururuca com molho barbecue

<a data-cke-saved-href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm" href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/50-melhores-restaurantes-mundo/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade