PUBLICIDADE

Chá de unha-de-gato combate inflamações

Fique por dentro dos benefícios da unha-de-gato e saiba mais sobre as propriedades medicinais dessa planta

7 fev 2016 08h00
ver comentários
Publicidade
Recomenda-se tomar apenas uma xícara do chá por dia
Recomenda-se tomar apenas uma xícara do chá por dia
Foto: Shutterstock / Vivo Mais Saudável

A unha-de-gato, também chamada de herinha, é uma planta medicinal bastante popular, especialmente para chás. Suas propriedades anti-inflamatórias e diuréticas são destaque entre os benefícios.

O Vivo Mais Saudável conversou com a nutricionista Geórgia Bachi a respeito da planta. Veja como utilizá-la de maneira saudável no seu dia a dia.

Benefícios da unha de gato

Da família das trepadeiras da Amazônia, a unha-de-gato é cultivada em diversas partes da América do Sul. A planta leva esse nome porque seus espinhos lembram as garras de um gato. Conforme explica Geórgia, trata-se de um potente anti-inflamatório e diurético, além de auxiliar no sistema digestivo e na melhora do sistema imunológico.

O uso da planta também pode ser benéfico em casos de asma, artrite, gastrite, diabetes, sinusite e outras viroses. É uma poderosa aliada no tratamento de infecções, devido a sua eficácia para o fortalecimento da imunidade. A herinha está, ainda, associada ao tratamento de pacientes com AIDS, justamente por seu poder de melhora das defesas do organismo.

As propriedades antioxidantes da folha contribuem para o controle da ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Além da melhora da saúde da pele, minimiza os riscos de doenças degenerativas.

O consumo não é indicado para pacientes que estejam se recuperando de cirurgias ou tenham histórico de úlceras estomacais. Além disso, a utilização da planta também não é recomendada durante a gestação e o período de amamentação.

A nutricionista explica que a quantidade indicada para um consumo saudável é de apenas uma xícara por dia. "Isso já será o suficiente para nos beneficiarmos dessa planta", completa.

Aprenda a preparar o chá de herinha

O chá de unha-de-gato é uma das maneiras mais populares de consumir a planta. Para desfrutar desses benefícios, confira uma receita facílima para ser inserida em sua dieta:

Ingredientes:

- Folhas trituradas de unha-de-gato

- Água.

Modo de Preparo:

Utilize a medida de uma colher de sopa das folhas trituradas para um litro de água. Misture os ingredientes e deixe ferver. Deixe a infusão no fogo por mais três ou quatro minutos após a fervura. Retire do fogo após o tempo indicado e deixe em repouso por dez minutos. Por fim, coe e sirva.

Lembre-se: o consumo do chá de unha-de-gato deve estar inserido em uma rotina com hábitos saudáveis. Alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas são maneiras de manter o bom funcionamento do organismo.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Publicidade
Publicidade