PUBLICIDADE

Cuidados com a pele negra: 3 dicas essenciais para o dia a dia

Especialista elenca os cuidados diários considerados essenciais para manter a pele negra mais bonita e hidratada

20 jan 2024 - 11h00
(atualizado em 22/1/2024 às 14h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Os cuidados com a pele podem variar de pessoa para pessoa, independentemente da cor da pele. No entanto, a pele negra possui características únicas, que exigem cuidados específicos para se manter saudável.  

Pele negra exige uma série de cuidados específicos
Pele negra exige uma série de cuidados específicos
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Devido à presença de grandes quantidades de melanina, responsável por proteger a pele dos raios solares, a pele negra é mais resistente aos efeitos da radiação ultravioleta, que é o principal fator do envelhecimento da pele. 

"Além disso, contém mais colágeno, o que ajuda a manter a pele mais firme, tendo pouca tendência à formação de rugas", explica Cassia Xavier Santos, coordenadora do curso de Estética e Cosmética Faculdade Santa Marcelina. 

Abaixo, a especialista compartilhou algumas dicas sobre como manter a pele negra bonita e hidratada no dia a dia. Confira:

Limpeza

A pele negra possui glândulas sebáceas maiores, elas são responsáveis pela produção de óleo da pele, o que faz com que essa tenha tendência a acne, cravos e espinhas, sendo importante ter cuidados diários com a pele. 

O primeiro passo é a indicação de sabonete conforme a necessidade da pele, tendo como função remoção de sujidades da pele. No caso da pele negra, é importante evitar lavar o rosto com frequência, já que isso causa um "efeito rebote" e agravar ainda mais a oleosidade da pele. 

Tonifique a pele

O tônico facial é muitas vezes deixado de lado na rotina de skincare. No entanto, ele é muito importante para a pele negra, pois equilibra o Ph e reduz a oleosidade da pele. Também pode aumentar a hidratação e reduzir a sensibilidade.

Proteção

O protetor solar é indispensável para todos os fototipos de pele, inclusive para a pele negra. Para mantê-la saudável, é essencial utilizar o protetor solar e reaplicá-lo ao longo do dia, e à noite, lavar o rosto com sabonete, aplicando um tônico em seguida. Finalize com a aplicação de um hidratante conforme a necessidade da sua pele.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade