PUBLICIDADE

Teste do bicarbonato de sódio para descobrir o sexo do bebê funciona?

Simpatias para saber se a criança é menino ou menina não faltam por aí, mas será que esse experimento caseiro tem fundamento científico?

12 set 2023 - 13h56
Compartilhar
Exibir comentários

Esconder talheres embaixo de almofadas, usar um pêndulo sobre a mão direita ou sobre a barriga, consultar a tabela chinesa... Dicas caseiras para saber o sexo do bebê não faltam e, ainda que se saiba que a ciência não chancela nenhuma delas, testar algumas é quase irresistível - mesmo que seja só de brincadeira ou para aliviar a ansiedade.

Foto: FotoDuets/Getty Images / Bebe.com

Recentemente, porém, um novo experimento tem ganhado as grávidas de plantão: é o teste com bicarbonato de sódio. Isso mesmo, aquele composto químico que encontramos em formato de pó e usamos para variadas finalidades dentro de casa.

Como fazer o teste do bicarbonato de sódio

A grávida vai precisar de uma amostra de urina, duas colheres de sopa de bicarbonato e um recipiente para misturar tudo, preferencialmente transparente, como um copo de vidro.

Basta adicionar a substância ao xixi recolhido e observar. A teoria é a seguinte: se a combinação gerar bolhinhas, como se um refrigerante tivesse sido sacudido, o resultado indica que um garotinho está a caminho. Se nada acontecer, provavelmente o bebê é menina.

-
-
Foto: Arte: Juliana Pereira / RossHelen/Getty Images / Bebe.com

Sem evidências científicas

Nas redes sociais, diversas mulheres que fizeram o teste garantem que dá certo. A explicação popular é de que a gravidez muda os hormônios da mãe, o que altera a acidez da urina.

Entretanto, as evidências médicas apontam que os resultados corretos são apenas uma coincidência, já que a reação química entre base (como é o caso do bicarbonato de sódio) e ácido não está ligada aos cromossomos X ou Y, sendo impossível determinar o sexo do bebê.

Além do ultrassom, que permite visualizar se o pequeno é menino ou menina, é possível fazer o exame de sexagem fetal já a partir da 8ª semana, com altíssima precisão. Esse teste não é coberto pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e só é realizado de forma particular, com preços que variam de acordo com o laboratório.

Ainda assim, se você quiser testar alguma das simpatias, opções não faltam! Confira algumas clicando aqui.

Bebe.com
Compartilhar
Publicidade
Publicidade