PUBLICIDADE

9 filmes com histórias de professores inspiradores

Confira alguns dos filmes que melhor retratam a importância de um bom professor na vida de crianças e adolescentes

15 out 2021 10h29
| atualizado às 17h12
ver comentários
Publicidade

Seja na escola, na faculdade ou até por conta de um curso livre que você possa ter feito anos atrás, com certeza o nome de pelo menos um professor (a) da sua época de estudante ficou positivamente marcado para sempre na sua memória.

soul-disney-pixar
soul-disney-pixar
Foto: Disney/Divulgação / Bebe.com

Isso porque o papel do professor vai além de "apenas" transmitir conhecimento: mesmo com a desvalorização da profissão no Brasil, vários deles são responsáveis por ensinar sobre aceitação e amor próprio, promover diálogos importantes em sala de aula, abrir a cabeça dos alunos para diferentes ideias, incentivar e motivar jovens para que acreditem em seus objetivos e, vez ou outra, até mudar a vida deles. 

Em comemoração ao Dia dos Professores, celebrado anualmente em 15 de outubro, selecionamos opções diversas de filmes - para ver com e sem os pequenos - que são verdadeiras histórias de inspiração, e destacam a importância dos educadores na vida de crianças e adolescentes.

Para ver em família:

'Soul' (Classificação: Livre)

Lançado em 2020 pela Disney Pixar, 'Soul' é uma animação que, em resumo, procura explorar sobre qual seria o verdadeiro sentido da vida, a partir da jornada do personagem Joe Gardner (Jamie Foxx), ao tentar reconectar sua alma perdida ao próprio corpo.

Por abordar uma série de questões relacionadas à existência humana, é fácil se esquecer de que Joe é um professor de música que, ao repensar os próprios sonhos e propósitos, se torna um personagem bastante inspirador.

Onde assistir:  Disney+

'Matilda' (Classificação: Livre)

Original de 1996, 'Matilda' é um clássico infantil da década que até hoje é capaz de conquistar crianças. Na história, a personagem homônima, interpretada por Mara Wilson, é uma garotinha cheia de habilidades (inclusive mágicas), mas negligenciada pelos próprios pais.

Tudo muda quando ela é matriculada numa escola terrível, mas conhece uma professora maravilhosa. A doce senhorita Honey (Embeth Davidtz) percebe os dons de Matilda e se torna a responsável por incentivá-la a explorar toda a sua inteligência e poderes na intenção de fazer o bem. De quebra, ambas redescobrem o verdadeiro significado de família.

Onde assistir:  Netflix

'Escola de Rock' (Classificação: Livre)

Nesta comédia de 2004, o personagem Dewey Finn, interpretado por Jack Black, é um músico frustrado que, após ser expulso da banda na qual tocava, finge ser professor substituto em uma escola conservadora americana.

O sonho de Dewey, porém, é de se tornar um astro do rock, e é ao ensinar aos alunos mais sobre o gênero - e inspirá-los de diferentes formas -, que ele enxerga nas crianças o potencial necessário para que elas formem uma banda. Na jornada para participar de um concurso de música, todos passam a enxergar suas particularidades, talentos e entendem que juntos podem ir mais longe.

Onde assistir: Netflix

'Uma professora muito maluquinha' (Classificação: Livre)

No início dos anos 1940, a professora Catarina (Paola Oliveira) retorna para sua cidadezinha natal depois de um período estudando fora. Carismática, mas um tanto moderna para a época, ela encanta os alunos com seu jeito especial, mas desperta também a fúria dos professores mais conservadores.

Apesar do roteiro ingênuo e com falhas, o filme, inspirado na obra homônima de Ziraldo, tem seu charme ao nos lembrar daquela professora inesquecível que tivemos na infância e que nos ajudou a entender alguma matéria só por seu jeito especial de lecionar.

Onde assistir: Netflix

Para ver sem as crianças:

'Escritores da Liberdade' (Classificação: 12 anos)

Estrelado por Hilary Swank, que interpreta a professora Erin Gruwell, o filme de 2007 é baseado no livro 'Diário dos Escritores da Liberdade' (1999), com relatos reais de jovens da época.

Na história, Erin enfrenta o desafio de ensinar literatura inglesa para um grupo de adolescentes marcado por diferenças e conflitos relacionados, principalmente, à questão racial. Ao longo do filme, e graças ao trabalho e vontade de mudança da docente, os alunos descobrem que possuem muito mais semelhanças do que diferenças, e que podem conviver com mais respeito.

Onde assistir: Netflix, Google Play Movies, YouTube

'Sociedade dos Poetas Mortos' (Classificação: 12 anos)

Não há como falarmos sobre filmes com professores inspiradores sem citar este que é, provavelmente, o mais famoso deles. Em 'Sociedade dos Poetas Mortos' (1989), o ator Robin Williams dá vida a John Keating, um professor de Inglês apaixonado por literatura e responsável por transformar para sempre o pensamento dos garotos da tradicional escola Welton Academy.

Cheio de referências literárias e metáforas importantes, o personagem de Williams recorre ao conceito do Carpe Diem (em resumo, de aproveitar o dia), para inspirar não só os alunos, mas também quem o assiste. Ótima opção para mostrar em sala de aula, a partir dos 12 anos, ou para ver em casa quando precisamos de boas doses de motivação.

Onde assistir:  YouTube

'Preciosa - uma história de esperança' (Classificação: 16 anos)

Produzido em 2009, 'Preciosa' se passa em Nova York, em 1987, e conta a história de Cleireece 'Preciosa' Jones, uma adolescente de 16 anos que sofre constantes abusos da mãe, é violentada pelo pai e constantemente vítima de preconceito por ser negra e gorda.

Ao engravidar pela segunda vez, Preciosa é expulsa da escola onde estudava e acolhida em uma outra instituição, na qual conhece a professora Mrs. Rain (interpretada pela atriz Paula Patton), a grande responsável por mudar a sua vida. Com o auxílio, afeto e incentivo de Rain, Preciosa passa a expressar melhor seus sentimentos e encontra maneiras de se libertar dos traumas pelos quais passou.

Onde assistir: Amazon Prime Video

'O sorriso de Monalisa' (Classificação: 14 anos)

Estrelando Julia Roberts no papel da professora recém-formada Katherine Watson, 'O Sorriso de Monalisa' (2003) se passa nos anos 50, e tem como cenário principal a escola tradicional só para mulheres Wellesley College, na qual Watson passa a lecionar História da Arte.

Com o tempo, e após perceber que suas alunas já sabem de cor sobre os tópicos que ela iria ensinar, a professora decide mudar completamente a abordagem e ensiná-las não apenas sobre Arte Moderna, mas que existem muito mais possibilidades na vida de uma mulher do que apenas o casamento.

Onde assistir:  YouTube, Google Play Filmes

'Entre os Muros da Escola' (Classificação: 12 anos)

Para quem deseja sair um pouco do circuito americano de cinema, 'Entre os Muros da Escola' é um filme francês datado de 2008 e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes do mesmo ano.

O longa traz o professor François Marin (François Bégaudeau), que ensina Francês para adolescentes de uma escola da periferia de Paris. Conflitos étnicos entre alunos, violência no ambiente escolar e o quanto a vida pessoal reflete no comportamento problemático dos jovens não são capazes de fazer com que François desista do cargo, e principalmente, de promover mudanças positivas.

Onde assistir: Apple TV

Bebe.com
Publicidade
Publicidade