Corredor encontra enfermeira que salvou sua vida após parada cardíaca
"Eu conseguia ouvir o operador do 911 dando instruções sobre RCP e contando o tempo. Então, minha filha imediatamente disse: 'Mamãe, você é enfermeira. Precisa ajudar!'", contou a mulher
Algumas histórias do cotidiano têm potencial para terminar em tragédia, mas a união e a empatia podem transformar tudo e garantir um final feliz. Foi o que aconteceu com Tommy Chan: o corredor sofreu uma parada cardíaca enquanto se exercitava na rua e foi salvo por uma enfermeira que passava pelo local.
Desfecho inspirador
Em 20 de maio, o morador de Ottawa, capital do Canadá, acordou tranquilamente e seguiu mais um dia normal de sua rotina. Ele fez seus afazeres durante a manhã e, ao entardecer, saiu para correr. De acordo com o aplicativo de corrida Strava, Chan percorreu 5 km. No entanto, por volta das 19h50, a ferramenta, que monitorava sua frequência cardíaca, identificou uma alteração.
O corredor tinha desmaiado e estava sofrendo uma parada cardíaca. Por sorte, algumas pessoas viram o ocorrido e acionaram a emergência. Pelo telefone, os profissionais, então, afirmaram que era necessário que alguém fizesse uma Ressuscitação Cardiopulmonar, técnica utilizada para manter a circulação sanguínea e reanimar.
Entretanto, nenhum dos presentes sabia executar o procedimento adequadamente. Nesse exato momento, Tawnya Shimizu avistou a confusão e parou para entender o que estava acontecendo. "Eu conseguia ouvir o operador do 911 dando instruções sobre RCP e contando o tempo. Então, minha filha imediatamente disse: 'Mamãe, você é enfermeira. Precisa ajudar!'", contou em entrevista à 'CBC News Ottawa'.
A mulher logo se apresentou ao grupo e assumiu a situação, realizando a técnica. Sua ajuda deu tempo para que os socorristas chegassem, reanimassem o corredor com o desfibrilador e o levassem para o hospital.
Corredor encontra enfermeira
Quando recobrou a consciência, Chan não sabia muito sobre o que havia acontecido. Ele somente se lembrava de ter ido correr. Os médicos, assim, explicaram tudo e não esqueceram de citar a atitude altruísta de Shimizu, apesar de desconheceram a identidade da enfermeira.
Semanas depois, já em casa, o homem decidiu localizar aquela pessoa. Para isso, compartilhou sua história nas redes sociais com a pergunta: 'Você salvou minha vida?'. A postagem, felizmente, chegou até a mulher, que descobriu naquele instante que Chan estava bem e aproveitou para entrar em contato com ele. Os dois marcaram de se conhecer pessoalmente, mas antes mesmo do encontro, o corredor fez questão de agradecê-la.
"O maior obrigado. Não sei mais o que dizer. É como... não acredito que você estava no lugar certo, na hora certa. Então, não sei como poderei retribuir isso algum dia", afirmou à emissora de televisão, ao ser questionado sobre o que diria à enfermeira.