Pesquisa revela preconceito contra mulheres no mercado de Tecnologia da Informação
Estudo feito pela Yoctoo aponta que 82,8% das entrevistadas sofreram com a questão de gênero nas empresas
A presença das mulheres no mercado de Tecnologia da Informação ainda é tímida. E aquelas que conseguem uma oportunidade sofrem com preconceito de gênero. É o que revela um estudo realizado pela Yoctoo, consultoria de recrutamento especializada na seleção de profissionais de TI e digital.
De acordo com o levantamento, 82,8% das mulheres entrevistadas disseram já ter sofrido preconceito de gênero no ambiente de trabalho. "É um cenário preocupante, que mostra o quanto ainda estamos longe de tornar a área de tecnologia um ambiente igualitário", afirma Paulo Exel, diretor da Yoctoo.
As empresas também 'engatinham' em políticas de diversidade e inclusão, na opinião de 91% das entrevistadas ouvida pela pesquisa. As mulheres também acreditam que o ambiente familiar não incentiva que meninas busquem carreiras ligadas à tecnologia. "Isso ajuda a a explicar o motivo de ainda vermos poucas mulheres em cursos relacionados à tecnologia ou interessadas em seguir carreira na área", comenta Paulo Exel.
Sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de TI, 42% declaram que precisam provar o tempo todo que são competentes tecnicamente.