PUBLICIDADE

'Nepo baby': saiba o que significa o termo em que Sasha e outros filhos de famosos se encaixam

Termo surgiu nos Estados Unidos fazendo referência a filhos de artistas que seguiram carreira igual ou próxima à dos pais

11 jun 2024 - 15h16
(atualizado em 13/6/2024 às 10h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Sasha Meneghel carrega não apenas a fama de ser filha de uma das personalidades mais importantes da televisão brasileira, Xuxa. Ela também carrega o estigma de ser "nepo baby". Mas o que seria essa alcunha a que ela e outros tantos filhos de famosos recebem?

Sasha no final do desfile de sua marca de roupas Mondepars.
Sasha no final do desfile de sua marca de roupas Mondepars.
Foto: Zé Takahashi/Divulgação / Estadão

A palavra teve origem na gringa e une "nepo" de nepotism com "baby", algo como "filhos do nepotismo". Ela faz referência aos filhos de pessoas famosas, artistas, personalidades ligadas ao mundo das artes ou profissionais consagrados em suas áreas que, ou seguem as carreiras de seus pais ou teriam o caminho facilitado por conta deles.

Sasha tem nome e sobrenome conhecidos mesmo antes de nascer, em 1998. A gravidez de Xuxa foi anunciada no Domingão do Faustão, ao lado de Luciano Szafir, namorado da eterna Rainha dos Baixinhos na época. Seu nascimento foi destaque no Jornal Nacional. Se o Brasil tem nepo babies, talvez Sasha seja uma das maiores deles.

A estilista lançou nesta segunda-feira, 10, sua marca de roupas, a Mondepars, e foi questionada pelo FFW sobre o que pensava ao ter seu talento ligado ao fato de ser filha de Xuxa. "Ou sou nepo baby, sim. Eu quero dizer que sou A nepo baby, tá?", respondeu. Sasha é formada em Design de Moda, mas também disse reconhecer os privilégios que tem por conta de seus sobrenomes - os Szafir também são uma família influente.

Xuxa e Luciano Szafir anunciam gravidez durante o 'Domingão do Faustão', em dexembro de 1997..
Xuxa e Luciano Szafir anunciam gravidez durante o 'Domingão do Faustão', em dexembro de 1997..
Foto: Raimundo Valentim/Estadão - Arquivo: 07/12/1997 / Estadão

"Reconheço que tenho privilégios. Tenho privilégio imenso de poder juntar tanta gente aqui, por contatos que, naturalmente, eu recebi na minha vida por ser uma nepo baby. ", disse. "Acho que agora é: 'o que eu vou fazer com essas oportunidades que eu tenho na mão?'. E eu espero ter mostrado um pouquinho disso na Mondepars hoje", continuou a designer, que também falou sobre as críticas que costuma receber desde muito jovem.

"Acho que a minha vida inteira eu recebi [críticas], mas tenho recebido muito mais amor e eu sempre olho muito mais para o amor do que para qualquer feedback negativo. E, honestamente, todo feedback é um feedback, desde que seja construtivo", continuou.

Outros nepo babies brasileiros

No Brasil, o termo não pegou tanto, apesar de muitos artistas nacionais serem filhos de outros já consagrados. A ideia aqui não é questionar o talento de cada um deles, nem dizer que eles tiveram suas conexões profissionais facilitadas por seus pais.

Sandy, Júnior e Wanessa Camargo nos bastidores do Criança Esperança 2007.
Sandy, Júnior e Wanessa Camargo nos bastidores do Criança Esperança 2007.
Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo/Divulgação / Estadão

Alguns são bem famosos e conhecidos. Sandy e Junior, por exemplo. Desde a primeira vez que subiram em um palco quando crianças, as pessoas sabem que a ex-dupla de cantores é filha do sertanejo Xororó. Também do mundo sertanejo, veio Wanessa, que durante muito tempo usou o nome do pai artisticamente. A cantora e ex-BBB é fiha de Zezé di Camargo com Zilu. No início de sua carreira, o talento de Wanessa foi muito questionado e comparado com Sandy. Afinal de contas ambas vinham de família de artistas e tinham o mesmo estilo musical, um pop adolescente.

Mais atualmente, os filhos de outro sertanejo estão se enveredando no mundo da música e aproveitando as benesses de terem o sobrenome do pai, Leonardo. O cantor Zé Felipe (sim, o marido de Virgínia Fonseca) e o ator e cantor João Guilherme são filhos do artista que fazia dupla com Leandro.

A família de Gil talvez seja o maior berço de nepo babies do Brasil.
A família de Gil talvez seja o maior berço de nepo babies do Brasil.
Foto: Amazon Prime/Divulgação / Estadão

Vinda da família Gil, temos alguns nomes sendo o principal deles Preta Gil, cantora, atriz e empresária. Outro nome é Flora Gil, que não seguiu carreira artística, mas se tornou apresentadora. O trio musical Os Gilsons é formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil, respectivamente filho e netos de Gilberto Gil. A família tem tantas ramificações no mundo das artes que ganhou até um reality show, Em Casa com os Gil (disponível no Prime Video).

Yasmin Brunet é filha da modelo Luiza Brunet, que foi uma das mais reconhecidas de sua época, contemporânea de Xuxa, inclusive.

Marcelo e Reginaldo Faria são pai e filho: ambos fizeram carreira na televisão.
Marcelo e Reginaldo Faria são pai e filho: ambos fizeram carreira na televisão.
Foto: Reprodução/Instagram/@celofaria / Estadão

Na televisão também não faltam nepo babies. Rafael Vitti, por exemplo, é filho do também ator João Vitti. Clarice Falcão é filha do diretor João Falcão com a roteirista e escritora Adriana Falcão. Gabriela Duarte é filha de Regina Duarte. As duas chegaram contracenar como mãe e filha em Por Amor e viveram Chiquinha Gonzaga em duas fases da vida na minissérie sobre a compositora. A atriz Fernanda Torres é filha de Fernanda Montenegro com Fernando Torres.

Ainda na televisão, talvez o maior celeiro de nepo babies do Brasil, tem o ator Marcelo Faria e seu pai Reginaldo Faria, Debora Bloch e o pai Jonas Bloch; Bruno Mazzeo, Nizo Neto, Lug de Paula e André Lucas, todos atores e filhos do humorista Chico Anysio. Lucio Mauro Filho carrega o nome do pai Lucio Mauro. Os atores Felipes Simas e Rodrigo Simas são filhos do também ator Beto Simas. Mais recentemente, João Guilherme Silva, filho de Faustão, se tornou também apresentador, como o pai.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade