Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ex-obeso, cachorro perde 20kg e reconquista agilidade

Conheça a trajetória do dachshund Obie, o cãozinho que que era considerado entre os mais gordos do mundo e recuperou a sua saúde

7 nov 2014 - 16h05
(atualizado em 7/11/2014 às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários

A obesidade canina é um assunto que rende muitas pautas nos dias de hoje, buscando a conscientização dos tutores, que, seja por descaso ou por cuidados extremos, prejudicam a saúde dos seus animais de estimação.

Foto: Facebook / Reprodução

Obie em agosto de 2012 e em junho deste ano (Foto: Facebook/Reprodução)

Siga Terra Estilo no Twitter

A alimentação pouco balanceada e a falta de exercícios físicos estão entre os principais fatores que incentivam a obesidade canina. No entanto, os donos que morrem de medo de deixar seus pets com fome também contribuem para essa grande tendência de engorda. Por temer a fome do animal, o seu dono oferece comida demais, facilitando o quadro de obesidade.

Embora o assunto já seja frequente e os donos de pets geralmente saibam que tipos de problemas e doenças a obesidade pode gerar ou facilitar na vida dos cães, ainda há quem ignore um quadro que começa a se formar. Este é o caso do cãozinho Obie, um dachshund que chegou a ser considerado um dos cães mais gordos do mundo há pouco mais de um ano.

Quando chegou nas mãos de sua atual dona, Nora, em agosto de 2013, Obie pesava cerca de 35 kg (quando um cachorro Dachshund standard deve pesar, no máximo, até 9 kg). Este excesso absurdo de peso é resultado da impossibilidade que os seus antigos donos – um casal de idosos - tinham em controlar ou mesmo cuidar direito do animal.

Por estar com um montante tão exagerado de sobrepeso, o cachorro não pode fazer exercícios para emagrecer no período em que a sua transformação começou a ser incentivada e o animal iniciou seu processo de emagrecimento com a ajuda de uma dieta equilibrada. Tal tratamento foi recomendado por um profissional veterinário e composto por rações específicas e petiscos naturais de baixas calorias, como cenouras.

Durante a sua jornada em busca da saúde, Obie recebeu a ajuda de organizações norte-americanas ligadas ao mundo dos animais, que doaram esteiras especiais para que ele pudesse dar seus primeiros passos em direção a uma vida mais saudável. Com isso, Obie praticou atividades de baixo impacto capazes de acelerar o processo de emagrecimento e de abandono ao sedentarismo.

Nascido em 2006, o cãozinho perdeu mais de 20 kg em um período menor que um ano – precisando, inclusive, passar por uma cirurgia especial, onde a pele "solta" do animal (formada em função da grande perda de peso) foi retirada. Hoje, a expectativa é que a sua vida dure mais 9 anos (ou mais) com saúde, fazendo deste pet animado e simpático um verdadeiro exemplo de superação e transformação para outros donos de pets que sofrem com a obesidade.

Acesse o link e saiba onde levar o seu cãozinho para que ele mantenha a saúde e a forma física, para ter uma vida com mais qualidade e bem-estar. 

Foto: Facebook / Reprodução

Obie em julho deste ano (Foto: Facebook/Reprodução)

Matéria validada pelo Dr. Fábio Toyota (CRMV – SP 10.687), Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp e responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Toyota é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

Fonte: Priscila Franco
Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade