PUBLICIDADE

Capacete e lugar certo: como formar os pequenos ciclistas

21 fev 2013 - 07h05
Compartilhar
Exibir comentários

Um momento da infância dá aquela sensação de autonomia: o dia em que são tiradas as rodinhas da bicicleta. Depois de muito tentar, chega a hora de remover a proteção e pedalar livremente. Com persistência, a atividade desenvolve a coordenação motora, a concentração e a independência. A expectativa, no entanto, não termina por aí, pois os riscos de andar de bicicleta seguem infância afora.

Colocar o capacete na criança pode reduzir em 85% o risco de traumatismo craniano em acidentes de bicicleta
Colocar o capacete na criança pode reduzir em 85% o risco de traumatismo craniano em acidentes de bicicleta
Foto: Shutterstock

Um dos principais perigos de andar de bicicleta são as lesões na cabeça, que podem deixar sequelas permanentes ou levar à morte. Segundo uma pesquisa da Sake Kids, usar o capacete quando criança pode reduzir em 85% o risco de traumatismo craniano em acidentes de bicicleta. Por isso, comprar um capacete para o pequeno é a maneira mais efetiva de protegê-lo. Ele deve ter um selo do Inmetro e ser do tamanho da cabeça da criança, nunca maior ou apertado. Se o pequeno estiver resistente, deixe ele escolher a cor e o modelo - há opções divertidas à venda - e explique a necessidade de usá-lo.

Como sugere a coordenadora de ações educativas da ONG Criança Segura, Lia Gonsales, outros equipamentos de segurança também reduzem os riscos de acidente, como refletores luminosos, espelhos e buzina. Para ver se a bicicleta é adequada ao tamanho da criança, observe se seus pés alcançam o chão enquanto ela está sentada no acento. Também garanta a manutenção em dia, com pneus firmes e cheios e freios funcionando normalmente.

A idade certa para ganhar uma bicicleta

A partir de quatro anos, os pequenos já podem ter uma bicicleta para chamar de sua. Mas, claro, mesmo com todos os equipamentos de segurança, a supervisão de adulto é essencial. Esteja sempre junto quando a criança for pedalar e, no início, ensine-a a se proteger. Empurrar o pequeno antes de tirar as rodinhas faz parte das práticas de segurança e da experiência na infância - assim como uma oportunidade aproximar pais e filhos.

Lugar de criança andar de bicicleta é nos parquinhos, praças e ciclovias, não na rua em meio ao trânsito. Quando for pedalar, proteja o pequeno com roupas claras, para serem vistos mais facilmente, e com sapatos fechados e sem cadarço. Além disso, os pais devem ser o exemplo para as crianças, que um dia usarão a bicicleta como um meio de transporte, não como um brinquedo. Segundo o Cógido de Trânsito Brasileiro, deve-se andar à direta dos veículos no sentido do trânsito e respeitar os cruzamentos, as placas e os semáforos. 

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade