PUBLICIDADE

Brincar com Barbie pode limitar perspectivas de carreira

6 mar 2014 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários
<p>As pesquisadoras acreditam que a boneca pode colocar uma carga sexual muito cedo nas meninas</p>
As pesquisadoras acreditam que a boneca pode colocar uma carga sexual muito cedo nas meninas
Foto: Getty Images

Meninas que brincam com bonecas Barbie têm menos perspectivas de carreira, diz um novo estudo divulgado pelo site do jornal britânico Daily Mail.

O estudo analisou 37 meninas com idade entre 4 e 7 anos, que foram designadas a brincar, aleatoriamente, com uma Barbie Fashion, uma Barbie Médica ou um Sr. Cabeça de Batata por 10 minutos. As garotas também viram fotos de 10 profissões e foram questionadas sobre quais poderiam desempenhar e quais poderiam ser seguidas pelos meninos no futuro.

Os resultados, publicados no jornal Springer’s Sex Rolex, mostraram que as crianças expostas tanto à Barbie Fashion quanto à Médica se apresentaram mais propensas a ver a si mesmas em menos ocupações do que os garotos. Já as meninas que brincaram com o Sr. Cabeça de Batata relataram quase tantas oportunidades de carreira para si mesmas que para os meninos.

Aurora Sherman, da Oregon State University, e Eileen Zurbriggen, da University of Santa Cruz, foram responsáveis pelo estudo e foram motivadas pelo crescente interesse social em como as mulheres se sentem cada vez mais pressionadas para “serem sexy”. Ambas consideram os resultados preocupantes. “Talvez a Barbie possa ‘ser qualquer coisa’, como os comerciais sobre esta boneca sugerem, mas as meninas que brincam com elas podem não aplicar estas possibilidades a elas mesmas”, disse Aurora.

As pesquisadoras acreditam que a boneca possa colocar uma carga sexual muito cedo nas meninas. Elas afirmam ainda que o corpo maduro sexualmente e a aparência facial da boneca podem ser culpados pela limitação psicológica das garotas, considerando que o fato de as bonecas usarem roupas diferentes não influenciou nas opiniões sobre carreira.

A Mattel, empresa que fabrica o brinquedo, acredita que o estudo foi feito para reforçar a visão das próprias cientistas sobre a Barbie. “Sabemos, a partir de anos de pesquisas com consumidores, que brincar é um reforço positivo para a criatividade e imaginação das crianças. Há gerações de garotas que brincaram com a Barbie, mas seguiram suas ambições e sonhos”, afirma um porta-voz. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade