Cientistas transplantam com sucesso um pulmão de porco geneticamente modificado em um humano: aqui está o que sabemos
Transplantes com órgãos de animais geneticamente modificados podem ser alternativa para pacientes que aguardam um doador humano
Um dos principais obstáculos para muitos pacientes que necessitam de transplantes é a disponibilidade limitada de órgãos humanos adequados. Diversas soluções têm sido propostas para resolver esse problema, incluindo o xenotransplante, o uso de órgãos de animais geneticamente modificados (principalmente porcos) que podem servir como alternativa temporária enquanto os pacientes aguardam um doador adequado.
Essa técnica tem sido amplamente pesquisada por cientistas. Em abril de 2025, um fígado de porco geneticamente modificado foi transplantado com sucesso em um paciente com morte cerebral por 10 dias. Agora, médicos na China transplantaram com sucesso um pulmão de porco em um paciente humano, também com morte cerebral. O órgão funcionou por nove dias antes do experimento ser encerrado.
Leia também: Doação de órgãos: como funciona, quem pode doar e desafios
Sobre o experimento
Os cientistas não esperavam que seu primeiro transplante de pulmão de um porco para um humano fosse perfeito. Em vez disso, o objetivo era observar como o sistema imunológico humano reagia a um órgão animal.
O paciente era um homem de 39 anos com diagnóstico de morte cerebral e cuja família havia assinado um termo de consentimento para que seu corpo participasse do estudo no Primeiro Hospital Afiliado da Universidade Médica de Guangzhou.
...
Veja também
Câncer de pulmão: saiba os sintomas, os tratamentos e se tem cura
Tirar os sapatos ao chegar em casa: sim ou não? O teste do esfregão não deixa dúvidas
Existe uma forma saudável de segurar gases em público? Médico revela