Cidade proíbe adoção de gatos pretos no Halloween para evitar maus-tratos
Medida preventiva visa proteger os felinos, historicamente ligados a superstições e rituais, de possíveis "usos irresponsáveis" durante o período festivo
Em uma decisão que une proteção animal e combate a superstições antigas, a cidade de Terrassa, na Espanha, resolveu dar uma atenção especial aos seus gatos pretos. Equivocadamente ligados à má sorte e a lendas sombrias, esses felinos terão a adoção temporariamente suspensa durante o período do Halloween, ou, aqui no Brasil, o que seria o'Dia das Bruxas', celebrado no dia 31 de outubro. O objetivo é evitar que sejam vítimas de "rituais" ou usos irresponsáveis. A medida é estritamente preventiva e temporária. Assim, qualquer pedido de adoção ou acolhimento de gatos pretos será negado até 10 de novembro.
Adoção de gatos pretos é temporariamente suspensa
O objetivo, segundo o comunicado municipal, é simples e direto: prevenir "situações de risco [...] derivadas de superstições, rituais ou usos irresponsáveis". O vereador do Bem-Estar Animal, Noel Duque, explicou ao Diario de Terrassa que as autoridades não poderiam ignorar um "tema tão sombrio".
É importante ressaltar que a cidade — que, segundo dados da AFP, abriga cerca de 9.800 gatos — enfatiza que a medida não é de caráter discriminatório. Pelo contrário: reforça o compromisso em garantir a segurança dos bichanos, que merecem apenas amor e carinho, independentemente da cor da pelagem. O bloqueio temporário é uma forma de cuidado extra para assegurar um final de outubro tranquilo e seguro para todos os seus moradores, de quatro patas ou não.
Por fim, sempre bom lembrar que os tutores devem tomar alguns cuidados neste período. Se o seu bichinho costuma sair de casa para dar umas voltinhas pelas ruas, é bom evitar passeios durante esta época. Além disso, é importante bloquear saídas e rotas de fuga para que ele fique em casa quietinho, protegido da burrice humana.
Ver essa foto no Instagram