Chegar à falha muscular é bom, mas não sempre: dois exercícios em que isso deve ser evitado
Forçar além do limite em certos movimentos pode aumentar o risco de lesões e comprometer a técnica
A falha muscular é um dos fatores a se considerar para o ganho de massa muscular. Embora não seja obrigatório chegar a ela, é essencial, para a hipertrofia, treinar próximo desse limite. Além de planejar quais séries levarão ou não até a falha muscular, também é preciso definir em quais exercícios vale a pena ir até o limite — e em quais é melhor evitar.
Os exercícios mais seguros para ir até a falha muscular
Há uma grande diferença entre realizar uma extensão de pernas na máquina e uma sessão de agachamento, especialmente em termos de esforço global e segurança. Na extensão de pernas, estamos sentados, e atingir a falha significa apenas não conseguir concluir a repetição.
Já no agachamento, a situação muda: estamos sob uma barra carregada, que exige controle total. Além disso, trata-se de um movimento técnico, no qual a perda de forma pode gerar riscos. Por isso, há exercícios em que não é recomendável ir até a falha muscular — é mais seguro deixar esse nível de esforço para movimentos mais adequados.
Agachamento e levantamento terra: antes da falha muscular, vem a falha técnica
Os dois exercícios nos quais não é recomendável chegar à falha muscular são o agachamento com barra e o levantamento terra convencional. Embora existam variações desses movimentos em que é possível se aproximar mais do limite — ou até atingi-lo —, isso não é indicado nas formas clássicas desses exercícios.
...
Veja também
O detalhe no treino de bíceps que pode fazer você ganhar mais massa muscular
Três formas diferentes de treinar bíceps e tríceps para garantir um crescimento muscular eficaz
Uma rotina de 7 minutos para queimar gordura sem sair de casa e trabalhar todo o seu corpo