0

Quarto Rústico: +75 Projetos Fantásticos Para Renovar as Energias

10 dez 2019
12h18
  • separator
  • 0
  • comentários

O quarto rústico está conquistando cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos. Conhecido pelo seu acabamento simples e rudimentar, o quarto rústico além imprimir neutralidade no ambiente, traz aconchego, sofisticação, conforto térmico e acústico aos ocupantes do espaço, tornando-se assim um verdadeiro refúgio para aqueles que desejam renovar as energias, descansar, relaxar e dormir.

Pensando nisso, se você aprecia esse estilo de decoração e quer aprender dicas de como incluir móveis e objetos decorativos que remetem à natureza, atente-se aos próximos tópicos. Nesse post, eu separei informações e inúmeros projetos de quarto rústico para você se inspirar. Aprecie sem moderação!

Decoração de quarto rústico

A decoração de quarto rústico, historicamente falando, remetia somente às chácaras, fazendas e casas afastadas dos grandes centros urbanos. No entanto, com o passar dos anos, muitas pessoas que residem nas grandes cidades, com a intenção de recuperar o contato com a natureza, passaram a incorporar na decoração dos seus dormitórios elementos naturais como a madeira, a palha, o vime, a pedra, o sisal, o linho, o couro, o ferro e a cerâmica.

Hoje, a decoração de quarto rústico caiu no gosto do público e consequentemente está se consolidando cada vez mais no mercado, visto os inúmeros projetos arquitetônicos que seguem esse estilo. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso realizar grandes obras ou reformas para dar vida a decoração de quarto rústico.

Com poucos móveis e poucos elementos decorativos é possível criar uma decoração rústica aconchegante. No projeto decorativo do quarto de casal acima, a moldura de madeira do espelho trouxe ainda mais rusticidade ao cômodo. Observe que a moldura do espelho conversa diretamente com o acabamento do criado mudo, criando assim uma atmosfera harmônica.

Decoração de quarto rústico simples

A expressão "menos é mais" se encaixa perfeitamente no estilo de decoração de quarto rústico simples. Logo, procure incluir no espaço apenas móveis e objetos decorativos que sejam necessários e funcionais ao espaço. A cama do dormitório, por exemplo, com um design natural em madeira pode imprimir harmonia e conforto aos moradores, permitindo que outros elementos com cor ou estampados se destaquem na decoração do quarto rústico simples.

As plantas também são sempre bem-vindas na decoração de quarto rústico simples. Por esse motivo, procure incluir vasos de plantas para quarto  com folhagens robustas, pois o contraste da madeira com o verde das plantas remete à natureza e cria um habitat ainda mais natural. Espécies como Palmeira Ráfia,  Hera e Espada de São Jorge, são plantas que se adaptam muito bem quando cultivadas em ambientes interno, contudo, nada dispensa a necessidade de luz solar por algumas horas, por isso sempre que possível deixe as plantas próximas a janela do quarto.

Quarto rústico feminino

Elegante e muito sofisticada, a decoração de quarto rústico feminino traz um ar de tranquilidade e suavidade aos ocupantes do cômodo, uma vez que imprime o toque da madeira em grande parte das suas instalações. No quarto rústico feminino abaixo, por exemplo, a moradora optou por construir seu dormitório em um sótão. Aqui, as toras de madeira no teto além de manter a climatização do ambiente agradável se harmoniza com o revestimento da parede feito em pedras.

Quarto rústico masculino

Na contramão do que muitas pessoas pensam, foi-se o tempo em que os homens não se interessavam com assuntos ligados a decoração. Hoje, eles prezam pela beleza e funcionalidade dos espaços que habitam e, em se tratando de estilos, a decoração de quarto rústico masculino tem conquistado cada vez mais espaço. Nos dormitórios, a madeira está presente no acabamento da cama, no piso, ao longo das paredes e nos objetos decorativos.

Quarto rústico de casal

O processo de decoração do quarto de casal se mostra um pouco complicada no início, uma vez que o espaço deve imprimir a identidade e gostos de duas pessoas. Logo, como alternativa muitos casais acabaram optando pela decoração de quarto rústico de casal, uma vez que a décor desse dormitório ao mesmo tempo que imprime neutralidade, traz conforto, elegância, conforto térmico e acústico ao espaço.

O quarto rústico de casal com piso de madeira, por exemplo, dispensa inclusive grandes investimentos com acessórios de decoração, já que o próprio piso de madeira pode ser o item principal da decoração do cômodo. Além disso, dependendo do tamanho do ambiente é interessante investir em móveis planejados como é o caso do projeto abaixo. Aqui, a cama recebeu uma cabeceira planejada de madeira, com criado mudo suspenso e luminárias fixas nas laterais.

Quarto de bebê rústico

A decoração de quarto de bebê rústico é muito mais moderna e sofisticada do que você pensa. Na grande maioria dos projetos, o toque rústico e natural se dá por meio da presença dos móveis em madeira como berço, criado mudo e cômoda. Em alguns projetos a grande estrela da decoração é a parede que pode inclusive receber uma cascata de plantas e uma pintura fora do comum.

O piso por sua vez também é um grande aliado neste tipo de decoração, tanto que muitos papais optam por incluir no quarto de bebê rústico um piso feito com laminado de madeira, pois a madeira além de ser altamente resistente e simples de manusear, ela também auxilia na climatização do quartinho do bebê, trazendo mais conforto para os pequenos.

Confira +68 projetos com quarto rústico

Fonte: Viva Decora
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade