PUBLICIDADE

Como Plantar Rosas: Aprenda o Passo a Passo de Como Cultivá-las

7 jun 2018 14h57
| atualizado em 17/8/2018 às 09h30
ver comentários
Publicidade

Você quer aprender como plantar rosas no seu quintal?

As rosas são  flores belas, tradicionais e perfumadas  que você pode plantar em seu jardim e não precisa de muitos cuidados. É necessário apenas escolher um local ensolarado e uma terra com boa drenagem.

Confira como plantar rosas para que possam florescer no seu jardim!

Aprenda como plantar rosas

Antes de tudo é preciso escolher a variedade de rosa que você mais gosta, mas é importante analisar qual espécie se adapta melhor ao clima da sua região.

Conheça algumas variedades de rosas para você escolher:

  • Floribunda: Esses arbustos podem ser cultivados individualmente e ficam maravilhosas se  plantadas em muitas fileiras lado a lado;
  • Hybrid Tea: É um dos tipos mais populares de rosas e crescem como arbustos verticais que florescem um broto de cada vez;
  • Grandiflora: Este arbusto cresce até uma altura de 1,8m.;
  • Rosas arbustivas e paisagísticas: Com uma grande variedade de formas e tamanhos podem se adequar a qualquer paisagem. Essas plantas crescem próximas ao chão e são naturalmente resistentes a doenças;
  • Rosas trepadeiras: Essas rosas crescem sobre uma cerca ou treliça. Também podem cobrir  pilares, paredes ou qualquer estrutura que possibilite o suporte adequado.
  • Rosas em miniatura: Essas rosas são bem pequenas e costumam crescer de 15 a 60 cm de altura.

Você precisa decidir se deseja plantar a rosa diretamente na terra ou no vaso, pois existe diferença no plantio. Nas duas formas será necessário o plantio na terra até que as raízes cresçam.

Como plantar Rosas na terra

O desenvolvimento do plantio de rosas na terra é diferente do plantio em vasos.

Um arbusto plantado diretamente na terra  utilizará toda a sua energia no desenvolvimento de suas raízes ao invés de sustentar as flores.  Você deve plantar em média seis semanas antes da primavera  para garantir que as rosas cresçam rapidamente.

Como plantar muda de rosa em vasos

A muda de rosa pode ser adquirida com flores no mercado e geralmente o tamanho médio da planta é de 0,80m. Mas atenção! Essas flores não toleram inverno muito rigorosos.

Você deve escolher um local onde a luz do sol prevaleça por  5 a 6 horas  no período da manhã. Plante em locais protegidos do vento.

Veja os cuidados de como plantar muda de rosa

Em regiões com climas mais quentes é necessário plantar a muda de rosa em um local de meia sombra. Nos climas mais frios, plante perto de uma parede para que a planta fique protegida do vento.

O solo deve ter uma ótima drenagem para não apodrecer as suas raízes. Procure plantar as roseiras longe de árvores e arbustos porque esses tipos de plantas tiram os nutrientes, a umidade e a luz da roseira.

Passo a passo de como plantar rosa na batata

Você já reparou que as rosas murcham e morrem depois de alguns dias? Isso acontece por que as raízes das rosas foram cortadas. Para realizar o plantio de rosa na batata é necessário utilizar os seguintes materiais como: Uma rosa cortada, uma garrafa pet, uma batata, terra e um vaso de planta.

Acompanhe o nosso passo a passo de como plantar rosa na batata para conservar as suas rosas.

1º - Selecione a rosa que você quer plantar.

2 – A rosa é uma das flores mais populares do mundo.
2 – A rosa é uma das flores mais populares do mundo.
Foto: Viva Decora

2º Remova as folhas da planta e corte o talo em um ângulo de 40 graus, mais ou menos 4cm abaixo da flor.

3 -Retirada das folha de roseira.
3 -Retirada das folha de roseira.
Foto: Viva Decora

3º Faça um furo do tamanho exato do talo da rosa para que a planta não caia.

4 -Ramo de roseira espetado na batata.
4 -Ramo de roseira espetado na batata.
Foto: Viva Decora

4º Coloque 7cm de terra em um vaso e plante a batata bem no meio.Cubra com terra a batata, cercando a rosa.

5 – Plantio de rosas em batatas.
5 – Plantio de rosas em batatas.
Foto: Viva Decora

5º Faça uma mini estufa para a sua rosa com uma garrafa de plástico. Corte o fundo da garrafa e a posicione com cuidado ao redor do talo.

6 -Você deve regar jogando a água na terra ao redor da garrafa, não dentro.
6 -Você deve regar jogando a água na terra ao redor da garrafa, não dentro.
Foto: Viva Decora

Como plantar semente de rosa

Se você pretende plantar rosas através das sementes será necessário fazer germinar as sementes. Por isso, siga abaixo os seguintes processos detalhadamente para obter sucesso.

1- Coloque as sementes de molho por uma hora em uma solução de água oxigenada misturada com água para ajudar a reduzir a formação de fungos.

2- Mantenha as sementes entre duas folhas de papel toalha úmida e em ambiente frio. Você pode deixar as sementes dentro da geladeira por algumas semanas.

3- As sementes poderão demorar de 4 a 16 semanas para germinar, dependendo da variedade. Provavelmente somente 30% das sementes germinarão.

4- Depois que as sementes germinarem, plante as mudinhas em pequenos copinhos e deixe crescer até uns 10 cm e transplante para um vaso maior.

7 -Mudas plantadas em pequenos copinhos de plástico.
7 -Mudas plantadas em pequenos copinhos de plástico.
Foto: Viva Decora
Fonte: Viva Decora
Publicidade
Publicidade