0

Vinagre para limpeza: 10 dicas fáceis para higienizar a casa

Saiba como limpar gordura, manchas e até retirar odores desagradáveis!

21 set 2020
19h04
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Vinagre para limpeza: 10 dicas fáceis para higienizar a casa
Vinagre para limpeza: 10 dicas fáceis para higienizar a casa
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Apesar de ser muito comum na cozinha dos brasileiros, o vinagre também possui outras finalidades e pode ser usado para limpeza. Ele é um substituto incrível e barato de vários produtos, ajudando a se livrar da sujeira acumulada naquelas partes da casa que nem sempre são fáceis de desinfetar. Com essas receitas caseiras, sua faxina nunca mais será a mesma. Confira!

Aprenda a usar vinagre para limpeza

Manchas de água em superfícies de madeira

Sabe quando alguém coloca um copo ou recipiente úmido em cima de uma superfície de madeira? Na maioria das vezes, fica uma mancha difícil de remover, porém, misturar azeite de oliva e vinagre em quantidades iguais pode auxiliar. Basta aplicar a solução em um pano e esfregá-lo para acabar com as manchas.

Rejunte

Para limpar o rejunte de diferentes cômodos da casa, aplique vinagre diretamente nele e deixe agir por 20 minutos. Após esse período, esfregue-o com uma esponja para ver todos os resíduos se soltando. Finalize secando com um paninho.

Azulejos

Usar o vinagre para limpeza de azulejos facilitará sua faxina mais do que qualquer outra coisa. Basta aplicar o produto diretamente ou, então, misturá-lo com água morna e limpar o chão. Experimente!

Janelas e vidros

A mesma solução pode ser usada para limpar janelas, mas dá para trocar o pano por jornal. Se quiser facilitar, use a mistura em um borrifador. Caso não goste muito do cheiro de vinagre, você pode colocar algumas gotas de essência de lavanda.

Copos

O vinagre também pode ser utilizado na limpeza na hora de lavar os copos. Basta mergulhá-los em uma mistura com uma xícara de vinagre branco em uma bacia de 1 litro de água para deixá-los brilhantes. Depois, é só enxaguá-los novamente.

Ferro a vapor

Faça uma mistura com as mesmas medidas de água e vinagre e, com o ferro ligado na potência máxima, coloque a solução dentro dele. Vire-o para baixo no ar e deixe que ele elimine o vapor, fazendo uma autolimpeza!

Desengordurante

Para usar o vinagre como desengordurante, misture-o com uma parte de detergente até atingir a quantidade desejada para a limpeza do fogão. Também é possível adicionar bicarbonato de sódio no local sujo, para potencializar o efeito. Em seguida, basta limpar normalmente utilizando a mistura.

Tirar sujeira do chuveiro

Com o tempo, os buraquinhos do chuveiro começam a acumular sujeirinhas comuns da rede de água, que acabam entupindo as saídas. Limpá-los ajudará no fluxo correto de água e eliminará qualquer impureza. Antes de dormir, coloque em um saquinho plástico do tamanho do "bocal" do seu chuveiro uma quantidade suficiente de vinagre para cobrir a parte de baixo. Prenda com um elástico. No dia seguinte, retire o saco e abra o chuveiro. Pronto!

Roupas manchadas

Sujou sua peça de roupa com vinho, molho de tomate ou outros alimentos? O vinagre te ajuda a sumir com tudo! Coloque-o diretamente na mancha e deixe agir por uma hora. Depois, siga com a lavagem como de costume.

Panelas e assadeiras

Também é possível utilizar o vinagre para limpeza de panelas e assadeiras. Para isso, coloque de uma a quatro colheres do líquido no recipiente, misture com água e aqueça. Espere esfriar e lave normalmente. Isso irá remover toda a gordura acumulada!

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade