PUBLICIDADE

Terra Decora ajuda leitora a renovar sala de jantar e TV

Acabou de se mudar e já cansou da cara de "sem graça" do apartamento novo? Calma! Arquiteta mostra como transformar salas de jantar e estar

3 nov 2014 15h22
| atualizado às 15h33
ver comentários
Publicidade
<p>Tapete vermelho deixa ar de exagero na sala de jantar de Magda </p>
Tapete vermelho deixa ar de exagero na sala de jantar de Magda
Foto: vc repórter

Magda Correa mudou de apartamento e quer a casa nova com cara de casa nova! Por isso, ela pediu ajuda ao Terra Decora para saber como montar a sala aproveitando os itens que já tem e pedindo sugestões dos móveis que precisam ser trocados. A arquiteta Érica Salguero foi quem listou o que é preciso ser feito para aliar aconchego e personalidade no espaço – que combina sala de jantar e TV. Confira:

<p>Magda ficou na dúvida sobre qual móvel colocar na parede cinza da entrada: arquiteta elege um em estilo buffet </p>
Magda ficou na dúvida sobre qual móvel colocar na parede cinza da entrada: arquiteta elege um em estilo buffet
Foto: vc repórter
Siga Terra Estilo no Twitter

Dúvida:
Olá, pessoal! Acompanho a seção Terra Decora e hoje venho pedir ajuda a vocês. Estou morando há pouco tempo neste apartamento e ainda não terminei de arrumar a sala, onde é a minha maior dúvida. Comprei a parte básica dos móveis, porém ainda não está completa. Nas paredes tenho somente um enfeite.

<p>Janela grande da sala de Magda pede reforço na cortina</p>
Janela grande da sala de Magda pede reforço na cortina
Foto: vc repórter

Tenho dúvida se devo colocar um móvel (tipo buffet) na parede de entrada ou se coloco um aparador. A sala possui bandeja com spot em todo o teto. Na parede da entrada não gostei da cor, nem do resultado. Quero mudar a cor, será que devo colocar toda a sala branca?

O sofá na cor café também vai ser trocado. Como fica ao lado da janela, o sol acabou danificando o material. Também estou na dúvida se mantenho a cor café mesmo ou procuro um tecido mais claro. Sinto falta ainda de um colorido nesta sala. Bem, minhas dúvidas são muitas e preciso MUITO da ajuda de vocês.

Resposta:
Para manter a maioria dos móveis já existentes você pode seguir uma linha de cores entre branco, cinza e azul para harmonizar o espaço.

Na parede da porta pode manter a cor cinza. Um buffet é mais indicado, porque a mesa é de vidro e um buffet em laca branca é mais interessante para dar mais corpo ao espaço. 

Foto: Érica Salguero / Divulgação
Foto: Érica Salguero / Divulgação

Na parte superior ao buffet e, para não mexer com obra porque você tem um interruptor bem no meio da parede, use uma escultura de parede. Vai ficar bem legal! Já na parede ao lado da mesa coloque um espelho, pois ele amplia o ambiente e dá um charme especial. Na mesa de jantar, coloque um centro de mesa em tom de amarelo para dar uma cor ao espaço.

Foto: Érica Salguero / Divulgação
Foto: Érica Salguero / Divulgação

O tapete vermelho está se destacando demasiadamente no espaço. Recomendamos retirá-lo para deixar o ambiente mais leve. Neste local pode ficar sem o tapete, mas se você quiser coloque uma peça de algodão, fibra ou sisal que tem tons crus.

A parede onde está posicionada a TV interliga os dois espaços, vale a pena pensar em um acabamento para ela: sugerimos um marmorato entre tons cinza ou azul. Para bloquear o sol existem no mercado vários tipos de cortinas blackout que oferecem variedade de tecidos e texturas. Além do bloqueio de luz, proporcionam isolamento térmico e valorizam a decoração.  Mas em sua sala não é necessário um bloquei de 100%. Uma persiana com filetes largos resolveria de uma forma adequada o seu problema de insolação no sofá.

Foto: Érica Salguero / Divulgação
Foto: Érica Salguero / Divulgação

Em frente ao sofá, coloque uma mesa de centro branca ou até mesmo de vidro. Na parede acima do sofá você tem um ótimo espaço para posicionar um quadro (pode ser uma tela, um pôster impresso e emoldurado, uma foto de seu agrado etc).

Foto: Érica Salguero / Divulgação

Para trocar o sofá, escolha um modelo menos robusto com linhas mais retas (mais contemporâneo) nas cores azul ou cinza. Se a parede for pintada de cinza, você pode colocar o sofá em tom de azul, como o azul marinho. Se escolher pintar a parede de azul, o sofá pode ser em tom de cinza claro ou um tom cru.

Foto: Érica Salguero / Divulgação
Foto: Érica Salguero / Divulgação

A mesa de tronco de madeira é bonita e vale a pena posicioná-la em um lugar de destaque como na lateral do sofá. Coloque objetos de decoração na mesa de centro em tons coloridos para alegrar o ambiente.

Como participar 
A seção do canal Casa e Decoração do Terra  ajuda os usuários na hora de decorar seu espaço. Com profissionais renomados de arquitetura e design no Brasil, o Terra Decora  responde semanalmente às perguntas dos leitores que quiserem participar.

Para ter sua dúvida solucionada na seção, basta enviar sua pergunta e a foto do cômodo, móvel ou espaço que precisa decorar pelo vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra , ou mandar um e-mail para vcreporter@terra.com.br.

Móveis planejados Móveis planejados

Curso online: planejamento das rotinas domésticas Curso de planejamento das rotinas domésticas!
Sem tempo para conseguir cuidar da própria casa? Saiba como otimizar o seu tempo, realizar a economia caseira, fazer a limpeza e muito mais. Matricule-se agora!

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade