3 eventos ao vivo

Saiba qual é a aromaterapia específica para cada cômodo da casa

Relaxa, socialize e nutra sua mente com essências poderosas e vitais

2 jun 2020
09h48
atualizado em 4/6/2020 às 14h50
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Essência, vela acessa, pedras e uma toalha sobre uma mesa
Essência, vela acessa, pedras e uma toalha sobre uma mesa
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Tem sentido as energias ao seu redor de maneira pesada? Como se algo estivesse colocando o astral do seu lar para baixo? Por meio da aromaterapia em casa é possível melhorar as vibrações que cada cômodo possui, purificando o ar e proporcionando bem-estar aos residentes.

Criada na França, em 1928, a terapia usa óleos essenciais como base. Seus materiais são provenientes de plantas e flores com ativos químicos, que incitam o sistema límbico, localizado no cérebro, estimulando uma ação de resposta do corpo, gerando um bem-estar.

A técnica pode ser realizada de diferentes maneiras. Difusores a vela ou varetas, esferas de cerâmica, bolas de madeira e sachês são algumas das opções encontradas no mercado. Ou seja, podem ser facilmente incorporados a decoração.

Cada aroma confere benefícios únicos, aliviando o estresse, afastando insetos ou atraindo prosperidade. Quer saber qual utilizar em cada parte da sua residência e conhecer todas as suas vantagens? Nós selecionamos algumas das melhores opções para você aproveitar.

Saiba quais essências usar na aromaterapia em casa

Sala de estar

Geralmente, é o primeiro ambiente da casa, onde as pessoas ficaram reunidas por mais tempo, conversando e se divertindo. Por isso, é necessário aromas que despertem um ótimo convívio social. Dê preferência para os cítricos, como o de laranja e limão, que proporcionam alegria e descontração. A lavanda também é uma boa opção, pois não causa adversidade nas visitas.

Sala de jantar

Para um cômodo que requer bons fluídos ao longo das refeições, escolher um aroma suave pode ajudar. O manjericão e a hortelã-pimenta são essências com ótimos resultados, já que tiram cheiros muito fortes, como o do peixe, e, ainda, apaziguam o local para debates mais saudáveis.

Escritório

Como é um lugar que requer concentração e produtividade, os aromas mais recomendados são os de fragrância leve, como o capim-limão, hortelão e grapefruit. A ideia é que eles possibilitem uma maior clareza de ideias e organização do pensamento analítico.

Cozinha

Por ser um ambiente que já tem cheiros fortes devido a grande quantidade de alimentos, o ideal seria compor com aromas naturais ou que integram ao espaço. Baunilha e canela são bastante explorados, trazendo a sensação de aconchego e estimulam a agilidade. O de citronela também pode ajudar a afastar insetos.

Banheiro

A aromaterapia em casa indica duas possibilidades muito boas para o cômodo: o capim-limão e o eucalipto. O primeiro ajuda na dispersão de mal odores e no relaxamento. Já o segundo é perfeito como anti-inflamatório, combatendo agentes externos.

Quarto

Aqui existem diversas opções que podem compor o ambiente. O gerânio, por exemplo, colabora para relaxar a mente e acalmar o corpo. O cedro também pode proporcionar um sono melhor. Agora, se a sua intenção é uma noite mais intensa, que tal dar uma chance ao ylang-ylang? Para tratar congestão e crises alérgicas, vale a essência de hortelã.

Faça o seu em casa

Caso não queira gastar muito com todo o processo, existem algumas alternativas práticas e simples para fazer em casa. Em entrevista ao portal Extra, a aromaterapeuta Julia Nunes, receita: "misture em uma recipiente 100ml de álcool de cereal com dez gotas do óleo essencial a sua escolha". Coloque algumas varetas de churrasco para aproveitar melhor a dispersão do odor.

Também é possível colocar uma pequena quantidade da mistura no travesseiro. O cheiro durará por duas horas e poderá te ajudar a dormir com mais conforto e profundidade.

Atenção!

Caso você ou alguém que mora na mesma residência seja alérgico ou tenha crises de rinite, a melhor opção é não fazer qualquer procedimento da aromaterapia em casa. Já que os odores agem diretamente na mucosa nasal e podem prejudicar o quadro de saúde.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade