PUBLICIDADE

Saiba como escolher o sofá ideal para cada ambiente

Especialista explica quais fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o sofá ideal para casa

23 fev 2024 - 12h00
(atualizado às 19h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Para a definição de um sofá, geralmente a atenção está voltada para a cor, tamanho e aparência, mas outros fatores devem ser levados em conta dentro do projeto de arquitetura de interiores. Qual ambiente que o móvel vai compor — sala de estar, varanda ou home theater?  

A escolha do sofá ideal exige atenção especial
A escolha do sofá ideal exige atenção especial
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Cada cômodo tem suas particularidades e, por isso, é necessário entender o que cada cômodo da casa exige. Além de avaliar as dimensões do ambiente para entender qual será o melhor posicionamento, também é importante que o sofá atenda à finalidade do cômodo — além, é claro, de não 'brigar' com o décor e contribuir com a harmonia do layout

"Nessas questões que atribuímos, não podemos desconsiderar o conforto e a durabilidade", enfatiza a arquiteta Danyela Corrêa. "Em uma sala de TV, ele precisa 'acolher' os moradores. O propósito aqui de é relaxar completamente", pontua a especialista.

Como escolher o sofá ideal

Em living rooms, salas de estar e varandas, a arquiteta indica um sofá mais firme, com assento mais raso e ergonomia para uma posição ereta. "Por não ser um assento de longa permanência, essas características garantem uma presença ativa e sem distrações nas conversas", reitera. 

Para o home theater, no entanto, modelos com uma base mais profunda e macia são indicados para uma experiência prazerosa e relaxante que ofereça plena comodidade para assistir filmes e séries. "Gosto de selecionar sofás mais espaçosos, com encosto para a cabeça e até uma chaise retrátil", recomenda a profissional. 

Na varanda, o design contemporâneo pode fazer parte, mas principalmente em áreas abertas, é importante considerar sofás com materiais mais resistentes e de fácil limpeza. Aliás, a impermeabilização é um cuidado muito bem-vindo para preservar a estética e a durabilidade do móvel.  

Melhores tecidos

Os materiais mais usados para os sofás são o couro, couro sintético, algodão, suede, linho, veludo, lona e chenille, entre outros. Todavia, entre eles,  Danyela aponta sua predileção para os de características mais longevas e fáceis de limpar — caso das tramas sintéticas de alta qualidade que imitam linho, chenille e algodão. 

"Eles são extremamente eficientes para famílias com crianças pequenas ou animais de estimação", pontua. "Pensando em uma proposta mais sofisticada, gosto muito do veludo, que está em alta justamente pela elegância que confere ao móvel", finaliza a especialista. 

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade