Macramê: O Que É, Passo a Passo +82 Modelos e Tipos de Nós
O artesanato e o DIY estão super em alta! Por isso, o macramê voltou a aparecer por aí, seja em forma de pulseira ou de item decorativa dentro de casa. Essa técnica super tradicional permite criar os mais diversos produtos e é uma ótima opção para quem quer entrar no mundo do "faça você mesmo" para ter uma decoração linda.
1. O suporte de plantas em macramê trouxe um toque especial para a decoração do quarto. Fonte: PinterestAliás, as peças de decoração feitas com macramê, que podem ser desde suportes para plantas a detalhes de macramê em toalha de mesa de jantar, dão um charme todo especial à casa. Para te inspirar a decorar sua casa com itens feitos com essa técnica, selecionamos várias fotos e alguns tutoriais de como fazer macramê. Confira!
2. Em um nível mais avançado, é possível fazer até mesmo berços suspensos de macramê. Foto de Artesanato para ViverConheça um pouco mais sobre o macramê para iniciantes
O macramê é uma forma de artesanato bem antiga. Nela, fios são trançados e atados por nós e, para isso, não é utilizada nenhuma ferramenta ou máquina, apenas as mãos e os fios.
Hoje, ele é uma peça indispensável para decorar a casa. Fica lindo em paredes acima do sofá retrátil, decorando o corredor de casa, ou até mesmo próximo a uma aparador, na sala de estar.
Mas se você quiser decorar o seu quarto com essa famosa técnica de artesanato, você também consegue formar um lindo objeto decorativo acima da cama box. Vale a pena se inspirar com os modelos para garantir um ambiente impecável em todos os detalhes.
3. Rede de descanso colorida feita com a técnica de macramê. Fonte: PinterestAlém de ser uma forma de personalizar sua casa ou mesmo de ganhar um dinheirinho extra, o macramê pode também ser visto como uma atividade com capacidade terapêutica. Isso porque enquanto você exerce essa atividade, sua mente fica focada nisso, o que permite que você descanse de certa forma.
Ah, e você também pode aproveitar a técnica para fazer peças diferenciadas, como tapetes. Ficam encantadores em todos os cantinhos da casa.
4. Os suportes para plantas feitos com macramê para iniciantes estão super em alta. Foto de BentanjiQual barbante usar para macramê?
O barbante cru é o mais utilizado para começar a fazer macramê, mas você também pode usar a lã, fio encerado, o nylon e qualquer outro tipo de barbante colorido.
Como fazer macramê passo a passo
Para fazer macramê, você pode usar todo tipo de linha ou fio. Há, inclusive, quem use até mesmo cabos de computador. E os produtos possíveis também são bem variados, podem ser pulseiras, detalhes em panos de prato, bolsas, cortina e muito mais.
5. Decore a parede da sala de estar com a técnica de macramê para iniciantes. Fonte: Glass DesignOs principais pontos do macramê são o nó duplo e o ponto festonê, eles são essenciais para quem quer aprender como fazer macramê. Abaixo, você confere uma foto de uma prateleira feita com esses pontos. Quer aprender? Então confira um tutorial para cada um deles.
6. Também é possível fazer suportes para prateleira feito com macramê. Foto de Etsy
Macramê passo a passo: nó duplo
O nó duplo é feito, no mínimo, com três fios. O(s) fio(s) central(is) fica(m) esticado(s) e os laterais são trançados em torno dele(s). O passo a passo é assim:
- Separe os fios laterais e deixe o(s) central(is) esticado;
- Dobre o fio da esquerda sobre o(s) central(is);
- Passe o fio da direita sobre a "sobra" do fio da esquerda que ficou à direita;
- Passe o fio da direita por trás do(s) central(is) e dentro do arco formado à esquerda;
- Puxe os fios laterais até fechar o nó na parte mais superior;
- Repita o processo começando pelo outro lado.
Com esse lindo macramê, a cama nem ao menos precisou de uma cabeceira, não é mesmo? Ela fica encantadora. Se quiser, você pode aproveitar para fazer lindas almofadas combinando com o macramê.
Macramê passo a passo: ponto festonê
O ponto festonê é feito com, no mínimo, dois fios, mas pode ser feito com muitos mais. No macramê passo a passo, ele é muito usado para fazer uma espécie de barra, mas também pode ser usado no meio do projeto. Ele é lindo quando combinado com um papel de parede simples.
O passo a passo dele é assim:
- Pegue o primeiro fio à esquerda ou à direita e passa por cima de todos os outros fios;
- Passe o fio seguinte ao redor do fio separado anteriormente laçando-o e puxe até fechar o nó;
- Repita o processo até o último dos fios;
- Pronto! agora é só decorar sua sala, quarto ou cozinha completa com o macramê.
Como fazer macramê: hanger/suporte para plantas
Um dos itens feitos de macramê que mais podem ser considerados tendência atualmente é o hanger ou suporte para plantas com vaso. Por isso, vamos passar um tutorial de como fazer esse item. Para isso, você vai precisar de:
- Corda ou barbante;
- Argola;
- Tesoura;
E o passo a passo de macramê para iniciantes é assim:
- Corte oito pedaços de corda ou barbante de 4m e dois pedaços menores, de mais ou menos 1m;
- Passe a argola pelos fios, dobrando-os ao meio;
- Pendure a argola em algum apoio e enrole um dos fios menores um pouco abaixo dela, dando quantas voltas puder e amarrando com um nó no final;
- Separe quatro fios que estão próximos;
- Deixe os fios do meio desses separados soltos e faça um nó duplo;
- Faça nós duplos até ter trançado mais ou menos 15 cm;
- Em seguida, repita tudo isso nos outros três grupos de 4 fios;
- Deixe um espaço de um palmo com os fios "lisos", sem trançar, e volte a repetir o processo até ter 10 cm trançados, faça isso em todos os grupos de fios;
- Dê mais um palmo de espaço e pegue dois fios de um grupo e dois de outro e faça três nós duplos, repita isso em todos os grupos;
- Quando terminar, pegue o outro fio menor e enrole ao redor dos fios maiores para finalizar. Coloque os vasos de plantas dentro e pendure onde quiser!