PUBLICIDADE

Escritórios em Containers: Conheça a Solução que Alinha Economia e Praticidade

10 nov 2021 13h33
ver comentários
Publicidade

Você já passou por uma construção e notou um anexo retangular posicionado no lugar da futura portaria, usado para sanar as dúvidas de possíveis compradores, certo?

Estes são os containers escritório, soluções muito procuradas por empresas que buscam dinamizar seu ambiente de trabalho, alinhando praticidade e economia, em vista de seu ótimo custo-benefício.

Foi o empresário estadunidense Malcolm McLean que passou a usar comercialmente os containers, na década de 1950. Seu objetivo era o transporte de produtos em navios, da Carolina do Norte a Nova Iorque.

Mais quais são os diferenciais deste tipo de escritório e como adaptá-lo de maneira a considerar também o aspecto decorativo?

Sobre as vantagens de um escritório em containers

Embora possam ser adaptados para qualquer espaço, os containers funcionam muito bem como escritórios em função de sua adequação a diferentes condições e situações:

  1. Seu escritório ganha mais mobilidade, podendo ser realocado para comportar os avanços das obras, por exemplo;
  2. Sua instalação é mais rápida e adaptável, já que novos módulos podem ser acoplados, ampliando o espaço;
  3. Containers são mais resistentes ao tempo e a intempéries, como chuvas e ventos fortes;
  4. Seu custo é mais baixo quando comparado às construções tradicionais, como a alvenaria;
  5. Usar o container para criar um ambiente é mais uma forma de reaproveitá-lo, por isso a prática é ecologicamente correta!

Sobre as características e especificações dos containers

Para além do custo-benefício e da adaptabilidade, é importante ressaltar que existem diferentes modelos de containers no mercado, em diferentes materiais e para diferentes usos:

Entre os principais tipos de containers, se destaca o Dry Box, usado para o transporte de carga seca, como caixas, eletrônicos, roupas e diferentes utensílios. Por outro lado, o Graneleiro Dry é usado no transporte de commodities, como grãos e sementes, por isso é totalmente revestido.

Já o container High Cube é o mais utilizado em projetos de customização, seja para espaços corporativos, como os escritórios, ou para ambientes funcionais, como áreas de lazer, principalmente quando se trata de quadras poliesportivas.

Nos últimos anos, houve um avanço muito expressivo em construção de quadras poliesportivas e o sistema de containers, principalmente por sua facilidade de poder locomover de um local para outro, é o preferido dos investidores para esse modelo de obra.

2. Na hora de construir escritórios em containers abuse do contraste de cores. Fonte: Foter
2. Na hora de construir escritórios em containers abuse do contraste de cores. Fonte: Foter
Foto: Viva Decora

Num dos esportes que mais cresce no Brasil e no mundo, o Beach Tennis, é difícil ver um complexo recém construído que em sua estrutura não tenha um sistema de containers.

Há, ainda, aqueles usados para cargas de grandes dimensões (Flat Rack), para cargas que exigem temperaturas abaixo de zero (Reefer) e para cargas com excesso de peso (Container Plataforma).

Como decorar o meu escritório container?

Abuse do contraste de cores

4. Combine módulos diferentes e crie projetos ousados e modernos. Fonte: Foter
4. Combine módulos diferentes e crie projetos ousados e modernos. Fonte: Foter
Foto: Viva Decora

Escolha uma cor sólida para manter o caráter industrial dos containers e não tenha medo de arriscar, o vermelho ou o azul-marinho são ótimas opções para o exterior. Por outro lado, para que haja equilíbrio, o interior pode ser mais neutro e iluminado;

Aposte nos elementos em vidro

As portas de vidro já são elementos comuns às salas de reunião das empresas e podem ser incorporadas facilmente ao design industrial dos containers, colaborando também para o aumento do campo de visão de dentro para fora;

Combine módulos diferentes

Os módulos dos containers se encaixam facilmente, como peças de um quebra cabeças. Se aproveitando disso, muitos arquitetos já fazem uso dessas combinações para trazer modernidade aos projetos.

Pronto, agora você já sabe quais são os principais benefícios desse tipo de projeto, tanto do ponto de vista estrutural como do decorativo!

Acessando o portal Ei Imóvel você confere outros conteúdos como este e encontra uma variedade de imóveis para compra ou locação!

Fonte: Viva Decora
Publicidade
Publicidade