PUBLICIDADE

Entenda O Que É Hygge e Veja 7 Jeitos de Adotar Esse Estilo de Vida

12 out 2021 11h52
| atualizado em 19/10/2021 às 16h47
ver comentários
Publicidade

O estilo hygge tem origem dinamarquesa e seu objetivo é proporcionar maior sensação de conforto e aconchego dentro de casa. Com longos meses de inverno e pouca luz, o povo nórdico utilizam o estilo hygge decor para criar um ambiente quente e acolhedor, e apesar de ainda não ter uma tradução para o português, o hygge é entendido como tudo aquilo que pode trazer sensação de bem-estar, felicidade e conforto, portanto, mais do que decoração com itens materiais, o hygge é um estilo de vida.

E pensando em você que deseja redecorar a sua casa e levar esse toque mais acolhedor para os ambientes, nós da Viva Decora fizemos este post com várias dicas de como trazer o estilo de decoração hygge para dentro do seu lar e deixar a sua casa ainda mais acolhedora e aconchegante.

1. Aprenda a criar um ambiente mais acolhedor utilizando o hygge decor – Fonte: My World of Interior Design

O que é decoração hygge?

Como nós já falamos, o estilo hygge vai além da decoração, pois ele é um estilo de vida que pode-se resumir a conforto e bem-estar, levando em conta os pequenos detalhes do dia a dia que deixam a vida muito mais prazerosa. 

O estilo hygge começou com os povos escandinavos e nesses lugares eles estão acostumados a passar por longos períodos de inverno e poucas horas de sol, o que faz com que eles fiquem muito tempo dentro de casa, e por conta disso, eles buscam alternativas de deixar o lar mais acolhedor usando velas, mantas, almofadas,cores neutras na decoração entre várias outros itens.

Mas para te ajudar a deixar a sua casa com o estilo acolhedor e aconchegante do hygge decor, nós separamos 7 dicas abaixo. Confira!

2. Decoração hygge para sala de estar clean – Foto: The DIY Mommy

7 Dicas de como fazer uma decoração hygge

Para incrementar o hygge decor na sua casa pense em conforto e bem-estar como palavra chave, e para isso, você deverá investir em revestimentos, móveis e itens decorativos que acrescentem esse toque acolhedor na sua decoração, por isso, veja nossas dicas abaixo.

1. Valorize a iluminação

Com longos meses de inverno e poucas horas de luz solar nos países escandinavos, o estilo hygge valoriza muito um ambiente bem iluminado. Para isso, busque ao máximo valorizar a luz natural, principalmente se sua casa possui amplas janelas, também é importante utilizar cortinas leves e fluidas e investir em móveis e detalhes decorativos com cores mais claras.

Além das grandes janelas e cortinas fluidas, para uma iluminação confortável em horas de pouca intensidade de luz natural é interessante utilizar luminárias, pendentes e abajures e também velas, de preferência velas aromatizadas que vão dar um cheiro suave e gostoso no ambiente com decoração hygge.

3. Ambientes claros e bem iluminados são fundamentais na hygge decor – Foto: BrandSource

2. Invistas em cores claras e neutras

Como já falamos, ambientes bem claros e iluminados são fundamentais para o estilo hygge decor, e uma forma de valorizar ainda mais esses ambientes bem iluminados é utilizando cores claras e neutras na decoração. A paleta com cores claras ressalta a luminosidade do ambiente e ainda permite que ele fique visualmente mais amplo, além de criar um espaço bem confortável, por isso, abuse de cores como branco, bege, cinza e tons pastéis na sua decoração hygge.

Mas se você não abre mão de cores mais fortes na decoração, uma dica é investir em tons que garantem um toque acolhedor ao ambiente como móveis de madeira que nos remetem aos tons de marrom e também cores como a cor marsala, por exemplo.

4. Abuse de tons claros e neutros na sua decoração estilo hygge – Fonte: All Home Living

3. Utilize flores e plantas na decoração

Plantas e flores também são presença garantida na hygge decor. Elas levam mais vida e cor para o ambiente, porém, é importante analisar bem o local onde ela será colocada, assim você consegue escolher a planta ideal para aquele tipo de espaço, mas por via das dúvidas, cactos são plantas que se adaptam bem em praticamente todo tipo de ambiente e são plantas lindas quando utilizada sem cômodos com decoração hygge.

5. Utilize plantas para dar um toque de cor no ambiente com decoração hygge – Foto: Pavolr

4. Use móveis e revestimentos de madeira

Outro elemento da natureza que também é presença garantida em ambientes com estilo hygge é a madeira. A madeira é utilizada para trazer sensação de aconchego e de um ambiente mais quente, por isso, procure usá-la em espaços estratégicos como um balcão, mesa ou mesmo como revestimento para piso e parede. A madeira na decoração hygge também pode estar presente em um pequeno cesto com lenha para lareira. Fica super charmoso.

Móveis de pallets, caixotes de madeira e demais objetos decorativos feitos com esse material trazem ainda mais estilo para o décor hygge.

6. A madeira aquece o ambiente e cria um especial aconchegante no ambiente com decoração hygge – Foto: Louise Grenadine

5. Mantenha o perfume dentro do ambiente

O cheiro é a primeira sensação que notamos dentro de um ambiente e esse tipo de sentido quando desperto pode ser responsável pelo tipo de conexão que criamos no espaço. Por isso, uma das formas de adotar o hygge é mantendo o perfume dentro do imóvel, seja por meio de incensos, velas decorativas aromáticas ou aromatizadores. 

7. Incensos, velas perfumadas e aromatizadores favorecem o relaxamento. Fonte: Casa de Valentina

6. Instale uma rede de descanso dentro de casa

A rede de descanso quando instalada dentro de casa te incentiva a criar pausas durante o dia, seja após o almoço ou após as tarefas de trabalho e estudo. No hygge é fundamental que os moradores do imóvel procurem desacelerar e apreciar os prazeres simples da vida. Vale ainda uma dica, se o imóvel for pequeno não favorecendo a instalação da rede de descanso procure investir na rede cadeira, ela certamente também irá favorecer esse momentos de relaxamento.

8. A rede de descanso dentro de casa te incentiva a criar pausas durante o dia. Fonte: Revista Casa e Jardim

7. As velas trazem um toque intimista para o décor

Uma das formas mais rápidas de você entrar no clima hygge é apagar as luzes do ambiente e acender velas. Isso porque, as luzes das velas trazem tranquilidade instantânea ao cômodo, principalmente se ela vier acompanha de alguma essência.

9. As luzes das velas trazem um toque intimista para o décor. Fonte: Simplichique

Itens indispensáveis para a hygge decor

Os detalhes decorativos podem fazer toda a diferença na decoração hygge, afinal de contas, são esses detalhes que são responsáveis por adicionar os toques acolhedores que esse estilo de decoração precisa ter. 

Além das velas, uma iluminação bem projetada e das cores claras, há outros itens indispensáveis para o ambiente com decoração hygge, e um desses itens são às almofadas. O estilo hygge é marcado por ambientes decorados com muitas almofadas que são responsáveis por dar um toque especial e acolhedor no espaço.

As almofadas podem ser usadas tanto sobre a cama no quarto, quanto em cima do sofá na sala de estar, mas é importante lembrar de escolher modelos de almofadas que sejam bem agradáveis ao toque, como às almofadas de pelúcia, por exemplo.

10. Não se esqueça de utilizar bastante almofadas no ambiente com estilo hygge – Fonte: Wevans

Tapetes e mantas também entram na lista dos itens indispensáveis para a decoração hygge. Para as mantas prefira modelos com textura bem delicada e que sejam quentinhas, como as de linho, lã e algodão e as use sobre um sofá, poltrona ou mesmo sobre a cama, pois elas ajudam a compor a decoração e também a aquecer o ambiente. 

Para os tapetes a regra é a mesma, prefira modelos que sejam bem fofos e que tragam sensação agradável ao pisar sobre eles, os tapetes shaggy, por exemplo, são ótimas escolhas.

Quando estiver elaborando uma decoração hygge para sua casa, lembre-se que esse estilo é sensorial, então, invista em itens aromáticos que levem um  cheiro agradável para o ambiente, esses itens podem ser usados em sprays, incensos, velas e até mesmo aromatizadores.

11. Decoração hygge para sala com muitas almofadas, manta sobre o sofá e tapete shaggy branco – Foto: Home Decor Idea

Assista o vídeo e entenda mais sobre o estilo hygge décor

Confira nossa galeria com mais ambientes com decoração hygge

12. Decoração com estilo hygge com vaso de plantas e poltrona de couro com pequena almofada branca – Fonte: Coodecor
13. Tons claros, detalhes em madeira e plantas são presença garantida em ambientes com hygge decor – Fonte: Farmhouse Living
14. Ambientes com esses estilo de decoração dinamarquesa podem ter a madeira como revestimento da parede – Foto: Apartamento 84
15. Na cozinha com decoração hygge você pode investir em armários que deixem as louças sempre a mostra – Foto: Misstephy
16. O estilo dinamarquês de decoração leva muito conforto para a decoração dos ambientes – Fonte: We Heart It
17. Decoração para sala com janelas amplas e muitas almofadas e mantas sobre o sofá – Fonte: My Desired Home
18. Decoração hygge para sala com piso de madeira e sofá cinza de pés palitos e estante branca – Foto: Deavita
19. Misture texturas na decoração hygge. Fonte: Hall Strom Home
20. Decoração hygge para sala de estar ampla com lareira, puffa com tapete de pelos e parede com lenhas – Foto: Secret Roomz
21. O estilo hygge valoriza ambientes bem iluminados, por isso, além das amplas janelas também use velas e luminárias – Foto: Ansa
22. Hygger decora para sala de jantar e de estar integrada com muitas almofadas e tapete cinza – Foto: The gempicker
23. Hygge decor para sala de jantar com estilo rústico com mesa de madeira, mantas e pendentes sobre a mesa – Foto: Culture Trip
24. Decoração com estilo dinamarquês com varal de lâmpadas, tapete com estampa geométrica, vasos de plantas e mutias almofadas – Foto: Fontana
25. Decoração minimalista com estilo dinamarquês para quarto com cabeceira de madeira e quadro com desenho de cacto – Foto: Inspirations and Celebrations
26. Para as decoração com almofadas e mantas no estilo hygge prefira materiais como linho, lã e algodão – Fonte: The Wandering Whitney
27. Decoração minimalista para quarto com luminária de parede sobre a cabeceira da cama – Foto: Agnieskza Karas
28. Estilo hygge para sala de estar com sofá cinza e muitas almofadas – Foto: Seo04
29. Decoração hygge para sala com quadros decorativos, luminária preta de chão e piso de madeira – Foto: El Big Data
30. Estilo hygge para sala de estar com lareira, mesa de centro preta e cadeira de balanço de madeira – Foto Amara
31. Decoração minimalista para sala com sofá cinza e quadros decorativos trazendo o aconchego da decoração dinamarquesa para o ambiente – Foto: Atlantic Home Furnishings Limited
32. Hygge decor para home office com papel de parede delicado e mesa de madeira – Foto: Morando com Amor
33. Mantas, almofadas e tapetes fofinhos são itens que levam conforto ao ambiente e estão sempre presente na decoração hygge – Foto: Vivarea
34. Decoração hygge para banheiro com espelho redondo, plantas sobre a bancada, pendente minimalista dourado e estaca decorativa de madeira para pendurar toalhas – Fonte: Home Designs Inspiration
35. Decoração clean no estilo dinamarquesa para quarto com tapete redondo e pendente feito com fibras naturais – Foto: Etsy
36. Decoração hygge para sala de estar com parede revestida de madeira, muitas almofadas com manta sobre o sofá e luminária preta – Foto: Deco Therapy
37. Ideias de decoração hygge – Foto: My Desired Home
38. Velas são perfeitas para decorar e criar um ambiente bem aconchegante – Foto: Misstephy
39. Decoração hygger com manta sobre o sofá – Foto: iDecorate
40. Mantas e almofadas em tons de bege para decoração hygger – Foto: Good Stuff
41. Sala de estar minimalista decorada com estilo dinamarquês com vasos de plantas, detalhes em madeira e ambiente com bastante iluminação natural – Foto: Soferia
42. Mesa de madeira para cozinha com estilo hygge – Foto: Stapico
43. Decoração minimalista para quarto – Foto: Apê 41
44. Móveis de madeira são presença garantida em ambiente com decoração hygge – Foto: Apê 41
45. Mural de foto feito com fios de luzinhas pisca pisca para quarto com estilo hygge – Foto: Athens Voice
46. Hygger decor para quarto com varal de lâmpadas, quadros apoiados no piso e tons de cinza na maior parte do ambiente – Foto: The Funny Mummy
47. Como o objetivo do hygger decor é deixar o ambiente mais quente e aconchegante, invista em uma bela lareira – Foto: Misstephy
48. Quarto com hygger decor – Foto: Madame Decore
49. Utilize velas aromatizadas para decorar e perfumar ambientes com decoração hygge – Foto: Therapy Box
50. Decoração hygge para banheiro com detalhes em madeira – Foto: The Nate Show
51. Decoração hygge para casa com lareira na sala e piso de madeira – Foto: Glitter Guide
52. Sala cinza decorada com estilo hygge – Foto: Decor Fácil
53. Cozinha toda branca com decoração hygge – Foto: My Desired Home
54. Cores claras e neutras são muito usadas no hygge decor – Foto: Interior Design Explained
55. Decoração para quarto todo branco com estilo hygge – Foto: Architectures Ideas
56. Invista em plantas para decorar o seu ambiente com estilo hygge – Foto: Decora em Família
57. Mantas são excelentes para acrescentar o estilo hygge no ambiente – Foto: Style So Simple
58. Decoração com manta e almofadas para sala com estilo hygge decor – Foto: Revista Artesanato
59. Sala de estar decorada com estilo hygge – Foto: Nesting with Grace
60. A madeira faz parte da decoração com estilo hygge – Foto: Apartamento84
61. Decoração de quarto simples com estilo hygge – Foto: Decor Fácil
62. Decoração de sala cinza e branca com estilo hygge – Foto: Trend4Homy
63. Invista em móveis de madeira para casa com estilo hygge decor – Foto: We Heart It
64. Decoração de sala simples com estilo hygge – Foto: Jeferson Araújo
65. Hygge decor para varanda decorada com mesa de madeira – Foto: Casa Très Chic
66. O ambiente hygge para o aniversário deixa o clima super confortável e aconchegante – Foto: Desain Club
67. Ambiente super aconchegante decorada com tons neutros e claros e detalhes dourados levando uma leve sofisticação ao ambiente – Foto: Taylor Sterling
68. Decoração hygge para ambiente com vasos de plantas suspensas, mesa de madeira e banquetas com assento revestido de couro – Foto: Natalie Marie
Fonte: Viva Decora
Publicidade
Publicidade