PUBLICIDADE

Como planejar e projetar uma cozinha pequena

Soluções de especialistas para ambientes compactos

1 jul 2022 - 19h31
Ver comentários
Publicidade
-
-
Foto: Naked Kitchens/Reprodução / Casa.com

A questão de como planejar um layout para uma cozinha pequena pode parecer difícil. O ambiente precisa incluir espaço para cozinhar, comportar eletrodomésticos e ter armazenamento suficiente — tudo sem dar a sensação de aperto ou bagunça.

Porém layouts de cozinha não precisam ser comprometidos quando a metragem é limitada, e é possível um projeto que inclua todos os elementos essenciais, acomode o que for necessário e pareça elegante.

-
-
Foto: Guilherme Pucci/Casa.com.br / Casa.com

Nosso guia auxiliará neste processo de planejamento com conselhos de profissionais especializados em resolver problemas de espaço limitado sem sacrificar praticidade ou estilo.

Como planejar layout para cozinha pequena

-
-
Foto: Roundhouse/Nick Kane/Reprodução / Casa.com

Primeiro, seja claro sobre suas prioridades. Você é um cozinheiro afiado que precisa de eletrodomésticos versáteis e muito espaço de armazenamento? Ou talvez você queira um espaço mais social que gostaria de integrar a uma área de estar.

-
-
Foto: Carlos Piratininga/Casa.com.br / Casa.com

Considere todas as ideias e truques possíveis para ambientes pequenos e explore todo o potencial do espaço. E certifique-se de que os espaços de armazenamento não fiquem confusos no uso do dia-a-dia.

Siga o processo de planejamento que deve tirar o máximo proveito de cada centímetro do seu espaço.

Por onde começar?

-
-
Foto: DayTrue/Reprodução / Casa.com

Sempre comece os layouts de cozinha com o essencial: fogão, geladeira e pia — garantindo que haja espaço útil ao lado de cada um.

A regra de ouro para cozinhas pequenas é usar o máximo de altura possível sem deixar tudo apertado.

Armários altos que abrigam uma despensa, geladeira e forno de parede são eficientes, mas apenas se isso não consumir todo o espaço útil do balcão. É aqui que os armários de parede e as prateleiras abertas podem ajudar.

-
-
Foto: Kitchen Makers/Reprodução / Casa.com

Em qualquer cozinha, você precisa considerar a iluminação, a energia e a ventilação na fase de planejamento, além de estar ciente de que isso também influencia nos custos de construção e instalação.

Lembre-se de que o sistema de drenagem pode afetar as possibilidade de layout e faça sua lição de casa quanto a exaustores e aberturas de ventilação.

-
-
Foto: Suellen Figueiredo/Landhi/Reprodução / Casa.com

As placas com exaustão embutida podem parecer eficientes a primeira vista, mas a tubulação ocupará um espaço precioso sob o balcão. Modelos convencionais que passam por um armário de parede podem ser uma escolha melhor para um ambiente pequeno.

A iluminação da cozinha pode fazer um espaço parecer maior, mas precisam ser planejadas com antecedência, antes de qualquer obra ou decoração.

Onde devo colocar meus equipamentos de cozinha?

-
-
Foto: Ledbury Studio/Reprodução / Casa.com

Veja uma boa variedade de tamanhos de eletrodomésticos e encontre o equilíbrio entre o que você acha que precisa e o que realmente caberá na sua cozinha.

Um único forno é muitas vezes suficiente. Combine-o com um micro-ondas embutido compacto e construa em um armário alto, dando espaço de armazenamento para panelas e frigideiras acima e abaixo.

-
-
Foto: Jack Trench/Reprodução / Casa.com

Um fogão de indução fornece uma superfície plana que pode dobrar seu espaço para cozinhar — além de ferver uma chaleira rapidamente.

Não se contente com uma geladeira pequena embaixo do balcão se você sabe que precisa de uma geladeira maior. Roube espaço do lado de fora da cozinha se necessário. A conveniência de uma casa compacta é que a maioria das coisas geralmente está sempre à mão.

Como faço para projetar um layout novo?

-
-
Foto: DayTrue/Reprodução / Casa.com

Um espaço pequeno pode ter opções limitadas em termos de layout, mas não assuma que você precisa ir com o primeiro design oferecido ou semelhante ao que já existe.

"Cozinhas de navio fazem uso eficiente de pequenos espaços", diz Graham Barnard da Matrix Kitchens. "Armários altos são difíceis de evitar para refrigeradores integrados e pela conveniência de fornos ao nível dos olhos, mas eles podem ser imponentes, então eu costumo colocá-los primeiro."

-
-
Foto: Daily Dream Decor/Reprodução / Casa.com

"Armários de parede", continua Graham, "podem limitar o espaço, mas a tendência deste mobiliário com frente de vidro faz uma cozinha pequena parecer maior. Ser capaz de ver o interior do armário fará toda a diferença."

-
-
Foto: Reprodução/Pinterest / Casa.com

Lembre-se de que este precisa ser um ambiente seguro e confortável para trabalhar. Garanta espaço suficiente para portas e gavetas e um ponto de entrada/saída seguro longe do fogão e do forno.

"Em uma cozinha muito pequena, uma ótima maneira de economizar espaço é colocar portas de correr na entrada. Essas portas deslizam para a parede, o que significa que você não precisa se preocupar com uma porta tradicional completa que obscurece os armários", diz Tom Howley, diretor de design da Tom Howley.

Como lido com armazenamento em uma cozinha pequena?

-
-
Foto: Neptune/Reprodução / Casa.com

Ao planejar um layout para uma cozinha pequena, pense em gavetas, pois oferecem armazenamento mais acessível do que armários. Coloque-as seguindo seu fluxo de trabalho, de modo que as panelas fiquem próximas à zona de cozimento, louças e talheres próximos ao ponto de saída.

Isso dá espaço para dois cozinheiros trabalharem juntos sem se atrapalharem.

Assim como as gavetas, olhe para os encaixes internos e racks em todos os armários, especialmente nas versões de canto.

Projeto das arquitetas da Tesak Arquitetura
Projeto das arquitetas da Tesak Arquitetura
Foto: Luís Gomes/Casa.com.br / Casa.com

Uma unidade de despensa extraível fina pode armazenar uma quantidade surpreendente com tudo facilmente acessível.

Se o sua cozinha tem pé direito alto, suba com armários altos para guardar itens menos usados.

Tem espaço para um banco pequeno? Busque um equipado com o armazenamento abaixo.

-
-
Foto: Suellen Figueiredo/Landhi/Reprodução / Casa.com

Manter as bancadas organizadas não só dará mais superfícies utilizáveis, mas também trará a ilusão de espaço, então use prateleiras abertas de parede para coisas que você gosta de à mão.

-
-
Foto: Melanie Rieders/Apartment Therapy / Casa.com

"Pinte as prateleiras da mesma cor que as paredes para que elas 'desapareçam'", diz a equipe da deVOL. "E considere soluções inteligentes, como tiras magnéticas para deixar facas na parede, trilhos para pendurar utensílios, panelas, canecas, potes e talheres."

"Pense no que você precisa ter acessível todos os dias, como tábuas de cortar, colheres de pau e detergente, e o que pode ser guardado até que seja necessário."

Como encontrar mais espaço?

-
-
Foto: Wren/Reprodução / Casa.com

Onde o espaço é apertado, os armários sob medida realmente aproveitarão ao máximo cada centímetro. Inclua muitos cantos e recantos feitos sob medida.

Se estiver além do seu orçamento, procure uma empresa de cozinha com uma ampla variedade de tamanhos de armários, pois isso fornecerá o design mais funcional com menos enchimentos.

-
-
Foto: Suellen Figueiredo/Landhi/Reprodução / Casa.com

Uma máquina de lavar louça slim pode ser a melhor amiga de um cozinheiro ocupado.

Um fogão de indução de duas panelas mais uma boca de fogão pode fornecer toda a capacidade de cozimento de que você precisa em um formato padrão.

Fogão de indução.
Fogão de indução.
Foto: Jack Trench/Reprodução / Casa.com

Esta cozinha tem uma placa de indução escondida e uma seção de bancada levanta para criar seu próprio backsplash.

Qual layout é popular em pequenas cozinhas?

-
-
Foto: Life Kitchens/Reprodução / Casa.com

Os layouts mais populares para uma cozinha pequena são simples e duplas, bem como em forma de L ou em forma de U. A melhor disposição em particular provavelmente será ditada pela própria cozinha.

"Um designer de cozinha com experiência na criação de cômodos para pequenos apartamentos e residências urbanas pode mostrar exemplos disso em seu portfólio e criar o layout ideal para sua própria casa", diz Lucy Searle, editora-chefe global da Homes & Gardens .

Como organizar eletrodomésticos?

-
-
Foto: DeVol/Reprodução / Casa.com

Organize os eletrodomésticos em uma pequena cozinha de acordo com a frequência com que são usados. A cafeteira e a torradeira, por exemplo, podem valer a pena dedicar espaço na bancada, assim como um liquidificador, se você usá-lo para muitas de suas receitas.

-
-
Foto: Decoholic/Reprodução / Casa.com

Esconda eletrodomésticos usados apenas de vez em quando no topo dos armários, mas seja implacável. Em uma cozinha pequena não vale a pena abrir mão do espaço do armário para itens que estão velhos. Em vez disso, doe-os para uma boa causa.

*Via Homes & Gardens

Casa.com
Publicidade
Publicidade