3 eventos ao vivo

Como limpar sapato com truques simples para deixá-lo com aspecto de novo

Assim como as roupas, os calçados também merecem cuidados especiais para ficarem sempre conservados

23 jul 2020
13h05
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Mulher limpando um tênis com pano
Mulher limpando um tênis com pano
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Embora seja uma peça que está em constante atrito com locais sujos e empoeirados, o calçado pode durar muitos anos quando bem conservado. Mas, mesmo aqueles que sabem como limpar o sapato, ainda sim cometem alguns deslizes na hora de higienizá-lo após o uso.

É aí que surgem manchas e arranhões, além do desgaste ocasionado pela umidade, exposição direta a luz solar ou ação do tempo. Pensando em te ajudar a conservar os seus, conversamos com o especialista em sapatos Jonas Daniel Prass, da Piccadilly, que comentou algumas dicas e truques essenciais.

Primeiros passos

"A primeira coisa que precisa ser feita é higienizar o calçado logo após o uso. Remover os resíduos de poeira, suor e pele que ficam alojados no forro e palmilha do calçado vai ajudar a reduzir a proliferação de fungos e bactérias", orienta o especialista.

É preferível que o calçado fique descansando no mínimo por 24 horas antes do próximo uso, em um local arejado. A ideia é que a umidade passada do pé para a sola evapore e não fique com mau cheiro.

Tipo de lavagem para cada material

Toda higienização depende do modelo do calçado, assim como o material de sua fabricação. No geral, sempre é preferível usar uma escovinha com cerdas macias ou esponja. Retire o cadarço e a palmilha antes de começar o processo.

  • Tênis: use um detergente neutro ou shampoo incolor para aplicar nas regiões com sujeira, esfregando suavemente com a escova;
  • Tecido: pode ser limpo com os mesmos materiais do tênis, porém, atente-se para não pressionar a escova demais na superfície e seque com um pano logo em seguida;
  • Couro: dilua em água morna uma quantidade de detergente neutro. Com uma escovinha, passe suavemente pela região externa. Depois, limpe com um pano seco completamente. O importante é não encharcar;
  • Camurça: deixe essa peça longe de água, apenas use um pano ou escova seca para tentar remover a sujeira. No máximo um lencinho umedecido, mas sem esfregar.

Após a higienização, coloque-os para secar longe da incidência direta do sol e em um local arejado, para que a parte interna seja limpa completamente.

Truques de como limpar sapato

Polvilhe talco

"É indicado a aplicação de talco antisséptico no interior do calçado após o seu uso, já que ajuda na redução da umidade e inibe a proliferação de fungos e bactérias", indica Prass.

Deixe descansar

Botas e sapatos de couro sintético tendem a descascar com o tempo. Jonas revela que essa é uma consequência de guardar o calçado molhado ou excessivamente úmido em ambientes quentes e pouco arejados. "Portanto, essas peças precisam 'respirar' para permanecer com suas características por mais tempo", explica.

Limpando cada pedaço

Use uma escova de dentes para auxiliar na remoção das manchinhas mais difíceis de alcançar. Passe com água morna e sabão neutro para esfregar com cuidado. Aplique principalmente nas dobras e regiões arredondadas. Um ótimo local para esfregar com ela é a parte interna da frente do calçado, onde sua mão não alcança tão bem.

Calçado mais branco

Algodão e acetona dão aquela mãozinha na hora de limpar os tênis brancos de couro. Esmalte branco pode ser o seu melhor amigo para esconder arranhões e manchas que não saíram. Apenas tome cuidado para utiliza-lo nos locais específicos e sem exageros.

Não seque no sol

A alta temperatura pode alterar as características dos materiais que o compõem. Seque sempre à sombra ou, se possível, com um papel toalha para a área externa. Mesmo quem entende de como limpar sapato, acaba deixando esse importante ponto passar.

Retirar manchas rapidamente

Está com pressa, coloca o sapato e vê aquela sujeira horrível. E agora? Use lencinhos umedecidos para retirar as manchas, de forma simples, barata e instantânea. A pasta de dente também pode ajudar! Misture uma pequena porção em água morna e esfregue suavemente a região com uma escova.

Xô, mau cheiro!

A mistura de bicarbonato de sódio e vinagre pode não só tirar odores fortes, como eliminar bactérias e fungos. Aplique a solução durante a lavagem. O álcool também pode ajudar a tirar o mau cheiro, sendo o isopropílico a melhor opção. Borrife ao menos uma vez por semana na parte interna do calçado e deixe em um local arejado.

Não guarde os calçados molhados

O excesso de umidade associado a um ambiente pouco arejado propicia o surgimento de mofo e mau cheiro. Para ajudar na secagem interna, coloque buchas de jornal e troque-as quando estiverem úmidas até que o calçado esteja seco.

Impermeabilizar

Para criar uma camada de proteção por todo o sapato, basta usar uma cera de abelha. É só passar aqueles blocos usados para depilação em todo o calçado de maneira uniforme.

Para finalizar

Agora que já sabe como limpar sapato, não esqueça de nunca utilizar produtos químicos fortes na higienização. Os materiais podem reagir à aplicação ocasionando sua degradação. Depois de higienizá-los, é preciso entender a necessidade de conservá-los para afastar fungos, mofos e poeira.

Naftalina ou cânfora são ótimas opções para mantê-los livres de pragas. Atente-se principalmente àqueles que são pouco usados. Além disso, para que tudo fique sempre limpinho, não se esqueça de organizar os sapatos com uma certa frequência.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade