Como escolher as cores e não errar na decoração da sua casa
Prepare a sua casa para começar o novo ano com as melhores energias
Mudar a cor de uma única parede pode mudar um ambiente inteiro. Na decoração, as cores auxiliam ainda a compor cômodos aconchegantes, modernos, relaxantes ou mais dramáticos.
Por isso, saber basicamente como os tons influenciam um ambiente e até as energias da casa é um passo importante para não errar.
Confira como usar cada tipo de tom:
Cinza
A dica é usar cinza escuro para criar um ambiente dramático. Se a intenção é deixar o cômodo mais leve, cinza claro é a melhor opção, podendo ser usado inclusive em quartos.
Vermelho
Gere um forte impacto para a decoração com o vermelho. Além de ser uma cor vibrante e elegante, é indicada para ambientes em que o estímulo inconsciente à fome é bem-vindo, como cozinha e sala de jantar.
Rosa
Embora seja a escolha favorita para quartos de bebês e meninas, o rosa ainda pode dar um toque sofisticado e iluminar quartos de muitos estilos.
Laranja
Uma cor comumente “esquecida” nas pinturas da parede, mas que pode instantaneamente aquecer e deixar um ambiente alegre e, ao mesmo tempo, aconchegante.
Amarelo
Esta é uma das cores que faz instantaneamente as pessoas felizes. Se você quer ousar no cômodo, contraste essa cor com um azul. Para deixar mais elegante e básico, combine com um tom mais baixo e orne com objetos decorativos cinzas e neutros.
Verde
Traga o ar livre para dentro com a cor favorita de natureza. Com vivacidade, refrescante e atraente, o tom certo de verde pode trabalhar bem em qualquer casa.
Azul
Brilhante e marcante em alguns espaços, subjugado e calmante em outros, o azul pode transformar completamente o ambiente.
Roxo
Esta cor normalmente é utilizada na decoração de espaços infantis, mas, ao ser usada de forma inteligente e com moderação, se torna um elemento elegante em uma decoração moderna ou tradicional.
Branco
Às vezes, menos é mais. Se usado de forma elegante, o branco não se encaixa na classificação de “chato” e deixa um ambiente extremamente rico aos olhos e com grande impacto.
Bege
Há uma razão para esta cor ser tão popular. Com ela, é difícil de errar. Use um tom mais claro para espaços mais suaves e tons mais fortes para ambientes marcantes.
Preto
Essa cor não tem que ser usada com moderação. Embora seja um tom escuro, muitas vezes pode ser usado da mesma maneira como um tom neutro, mas com um toque mais dramático. Também leva modernidade ao espaço.
Independentemente do seu estilo predileto, saiba que você pode ousar, se divertir com a criatividade das cores e transformar sua casa em um lugar mais agradável e com a sua cara.
(*) Ráisa Guerra é designer de interiores, creator & fundadora do Mania de Decoração, empresa de educação em decoração & entretenimento “DIY" . Cria projetos de decoração autorais no estilo "faça você mesmo", com a proposta de tornar a decoração acessível para o máximo de pessoas. Por meio da sua influência e seu conteúdo digital, cumpre o propósito de inspirar pessoas comuns a criarem coisas incríveis.