PUBLICIDADE

6 pequenas atitudes para tornar sua casa mais sustentável

Hábitos simples, como uma iluminação pensada para a economia, combate ao desperdício de água, e separação do lixo, entre outros, beneficiam o planeta

17 set 2023 - 19h20
(atualizado às 20h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Pensar na sustentabilidade da casa é cada mais imprescindível para o futuro do planeta.  No Brasil, a coleta de lixo regular atinge 91% dos municípios, enquanto a coleta seletiva ocorre em apenas 21% das cidades, sendo que muitas vezes somente um bairro é atendido por esse serviço, segundo dados gerados pela Eureciclo a pedido da marca Veja.

Sabe-se que a coleta seletiva depende de infraestrutura, investimento dos municípios, conscientização e ação da população. Por isso, para além de separar o lixo, as pessoas podem tomar outras atitudes sustentáveis dentro de casa que, somadas ao cuidado com os resíduos, também podem fazer a diferença.

O professor Marcus Nakagawa, especialista em Desenvolvimento Socioambiental e autor do livro "101 Dias com Ações Mais Sustentáveis", indica seis atitudes para a plataforma de organização e limpeza Cada Casa Um Caso, da Reckitt. Ele revela quais os hábitos que podemos tomar em casa para ajudar o meio ambiente e ainda economizar. Confira:

Escolha a iluminação correta

Projeto INN Arquitetura.
Projeto INN Arquitetura.
Foto: Gabriel Konrath/Casa.com.br / Casa.com

Pensar melhor a iluminação, aproveitando os pontos de luz natural e utilizando lâmpadas de led nos ambientes. Uma boa alternativa é instalar claraboias e "telhados de vidro", aqueles que deixam a luminosidade passar e optar por janelas amplas, que tenham grande extensão em vidro.

Eletrodomésticos certificados

Projeto de Marcela Martins.
Projeto de Marcela Martins.
Foto: Lilia Mendel/Casa.com.br / Casa.com

Escolher eletrodomésticos mais econômicos, dando atenção às barras de consumo de classificação de consumo de energia indicadas pelo Inmetro. Basta se atentar à etiqueta de eficiência energética na hora de escolher os eletrônicos. Assim, quanto mais perto da letra "A" - e mais distante da letra "G", menor será o consumo daquele tipo de aparelho.

Controle o uso da água

-
-
Foto: Kate Suzane e Diego Zacheo/Casa.com.br / Casa.com

Consumir água de forma consciente, coloca arejadores nas torneiras e captar o recurso que pode ser reutilizável como a da máquina de lavar. É possível colocar um arejador nas torneiras, economizando assim o jato de água completo e ainda reaproveitar a água que está fria no começo do banho em um balde para usar como descarga do vaso sanitário ou para lavar o carro ou quintal, por exemplo.

Economize água

-
-
Foto: cottonbro/Pexels / Casa.com

Fazer a limpeza da casa utilizando métodos mais sustentáveis. Evite usar a mangueira para despejar água pelo chão e dê preferência para o uso do balde ou mesmo um mop. A faxina a seco é uma bela pedida para quem busca soluções sustentáveis para o dia a dia.

Use sensores de presença na luz

Projeto de Hanna Cabral e Monique Pampolha para a CASACOR Rio de Janeiro.
Projeto de Hanna Cabral e Monique Pampolha para a CASACOR Rio de Janeiro.
Foto: André Nazareth/Casa.com.br / Casa.com

Economizar energia com a utilização de sensores de presença. Com certeza você já esqueceu a luz acesa! Por mais atenção que tenhamos, isso pode acontecer. Com o sensor de presença é impossível esquecer a lâmpada ligada, pois elas irão acender apenas quando detectar presença. É ideal para corredores e áreas externas da casa.

Use os três "erres"

-
-
Foto: Divulgação/Casa.com.br / Casa.com

Já ouviu falar nos três erres da sustentabilidade? São atitudes que tomadas no dia a dia, ajudarão na preservação do planeta e na economia doméstica. Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Descubra aqui nesse link formas de aplicar a regra e aprenda como fazer diferença no planeta.

Casa.com
Compartilhar
Publicidade
Publicidade