0

Antioxidante, leite de amêndoas evita envelhecimento da pele

28 mai 2014
13h00
atualizado às 13h01
  • separator
  • comentários

Cada vez mais incorporado na alimentação das pessoas que desejam diminuir os índices do colesterol ruim ou que sofrem com a intolerância à lactose, o leite de amêndoas é mais um dos ingredientes naturais que fazem bem à saúde e beleza da pele. Isso porque conta com a ação de propriedades antioxidantes capazes de fortalecer o sistema imunológico contra a ação dos radicais livres, que são considerados os principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.  

Cada vez mais incorporado na alimentação por fazer bem à saúde, o leite de amêndoas é mais um dos ingredientes naturais que fazem bem à beleza da pele
Cada vez mais incorporado na alimentação por fazer bem à saúde, o leite de amêndoas é mais um dos ingredientes naturais que fazem bem à beleza da pele
Foto: Shutterstock

Rico em minerais poderosos, como selênio, cálcio e ferro, e de gorduras monoinsaturadas (que atuam como um lubrificante, colaborando para a manutenção de uma pele saudável), o extrato retirado do fruto da amendoeira também protege a cútis dos danos provocados pela radiação solar por oferecer, sozinho, 50% da quantidade diária recomendada de vitamina E ao organismo. 

“Com a ação de todos esses componentes, ele age diretamente em prol da beleza da pele, ajudando a prevenir, principalmente, a oxidação celular, que pode deteriorar o colágeno e a elastina”, ressalta Roseli Spindola Dalchiunas, professora do curso de nutrição do Instituto Senac, de São Paulo.

Presente na composição de cremes, sabonetes e outros diversos cosméticos destinados aos cuidados com a pele, o leite de amêndoas também pode ser utilizado no formato in natura. “A indicação de consumo, nestes casos, é de um copo de 200 ml, acompanhado sempre de refeições saudáveis diariamente”, informa a especialista. 

Natural, o extrato pode até mesmo ser preparado em casa. Para isso, basta retirar a pele das amêndoas, deixá-las na água quente por alguns minutos, cortá-las em pedaços pequenos e colocá-las de molho por 24 horas. Depois desse período, as amêndoas picadas devem ser batidas no liquidificador (a cada 10 colheres de amêndoas, use quatro copos de água), coadas (quantas vezes forem necessárias após o processo) e adoçadas com uma colher (de chá) de açúcar ou mel.

De sabor levemente adocicado e com poucas calorias - um copo de 200 ml possui apenas 34 Kcal -, a bebida traz benefícios para todos os tipos de pele, pois não altera o nível de oleosidade da área tratada. Seus primeiros efeitos, no entanto, são percebidos de acordo com a resposta apresentada pelo organismo de cada pessoa, mas, de forma geral, tendem a ser vistos em médio e longo prazo.  

 

Fonte: Agência Hélice

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade