PUBLICIDADE

Rica em proteínas, soja ajuda a evitar rugas e até celulite

25 mar 2014 - 07h09
Compartilhar
Exibir comentários

Usada na formulação de diversos alimentos como leite, suco e até mesmo carne, a soja já conquistou um lugar especial no cardápio de boa parte dos brasileiros e pode, agora, se tornar ainda mais indispensável no dia a dia por atuar diretamente no combate ao envelhecimento cutâneo e às implacáveis celulites.

Rico em proteínas, o grão encontrado com facilidade nas gôndolas dos supermercados vem sendo alvo de estudos realizados aqui no Brasil que comprovam a sua atuação a favor da derme em médio e longo prazo devido às suas propriedades antioxidantes. 

“Além de contar com muita proteína, inclusive aquelas essenciais, que o nosso corpo não produz, esse ingrediente também é enriquecido pela presença de isoflavonas, lecitina, fitoesteróis e ácidos graxos que favorecem a síntese de colágeno e ácido hialurônico (responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele), retardando o surgimento de rugas, reduzindo as manchas e aumentando a hidratação na área tratada”, explica Eliane Grasso, nutricionista, especialista em nutrição ortomolecular, da clínica Eliane Grasso, de São Paulo.

Já sua ação preventiva sobre os famosos furinhos, que insistem em aparecer na superfície cutânea, acontece pela presença de “gorduras boas”, conhecidas como poli-insaturadas, como o ômega 3, que tem ação anti-inflamatória.

Quanto consumir?

Para obter todos os seus benefícios, a soja deve ser consumida diariamente. Uma boa dica é adicionar ½ xícara de tofu, que é uma de suas melhores fontes, em saladas, legumes refogados, pizzas e sanduíches, ou ingerir cerca de 25 gramas do grão in natura todos os dias.

“Os efeitos na pele também podem ser obtidos por meio do extrato do alimento conhecido como ‘leite de soja’, que favorece bastante a hidratação”, ressalta Gisele Seabra, professora de nutrição da Faculdade de Medicina de Petrópolis, do Rio de Janeiro. 

Fonte: Agência Hélice
Compartilhar
Publicidade
Publicidade