0

Produtos de limpeza ressecam e causam coceira nas mãos

17 dez 2013
07h07
  • separator
  • 10
  • comentários

Deixar a louça lavada e a casa limpinha melhora a sensação de aconchego do lar, porém, pode reservar um problema para a beleza das mãos. Em contato direto com produtos de limpeza, elas tendem a ficar ressecadas, apresentar coceira e, em alguns casos, até mesmo a descascar. Para ajudar a remediar esses efeitos negativos, o ideal é sempre usar uma luva de borracha e caprichar na hidratação após a faxina.

Todos esses cuidados são necessários para formar uma barreira contra a fórmula de detergentes, sabões e água sanitária. “Quanto mais forte o produto, maior a tendência de causar danos na pele”, afirma Kátia Volpe, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC). Por isso, é preferível optar por composições com pH neutro e, depois de usar o produto, lavar e hidratar bem as mãos com um creme específico para a região.

Produtos de limpeza apenas ressecam as mãos.
Mito. 
Qualquer produto de limpeza pode causar não só ressecamento na pele, como também desencadear dermatite de contato irritativa na hora, além de eczema em peles mais sensíveis.

Sabão de coco é menos agressivo.
Verdade.
A barra de sabão de coco apresenta menos substâncias alergênicas, portanto, provoca menos impacto na saúde e na beleza das mãos. Apesar disso, é preciso observar no rótulo a presença de elementos como o ácido sulfúrico, usado por algumas marcas, que inicia um processo de desvitalização da pele.

Todos os tipos de pele são afetados.
Verdade.
Nenhum tipo de pele passa imune pela ação dos produtos de limpeza. A situação fica ainda pior nas mais secas, pois elas têm o manto hidrolipídico - camada responsável pela hidratação natural - mais fino, o que deixa a mão pouca protegida.

Sabão em barra resseca mais que detergente.
Mito.
Devido à composição com derivados do enxofre e ácido sulfúrico, o detergente deixa a pele mais seca que o sabão em barra, que é feito com óleos, gorduras e ácidos fracos.

Luva protege as mãos dos efeitos químicos.
Verdade.
Proteger as mãos com luvas de borracha serve para criar uma barreira de proteção contra o contato direto delas com as fórmulas químicas, apesar de o talco contido na parte interna do produto ressecar levemente.

PURA VERDADE
Produtos de limpeza como sabão em barra, detergente e água sanitária ressecam as mãos devido à presença de ácidos fortes e derivados do petróleo na fórmula. Além disso, eles podem provocar alergia e eczema na pele, especialmente nas mais sensíveis. Para remediar o problema, procure fórmulas mais suaves, com pH neutro, use luvas durante a limpeza e nunca se esqueça de hidratar as mãos depois da faxina para recuperar a maciez. Você já teve a mão prejudicada pelo uso de produtos de limpeza? Deixe registrado nos comentários.

Fonte: Agência Hélice Fonte: Terra
  • separator
  • 10
  • comentários
publicidade