1 evento ao vivo

Pele e hormônios: como sincronizar o skincare com o seu ciclo menstrual

Especialista compartilha as melhores dicas para garantir um pele bem cuidada o mês inteiro!

20 jan 2021
19h39
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Ana Hickmann
Ana Hickmann
Foto: Divulgação / Alto Astral

Com a chegada da TPM, a tensão pré-menstrual, o corpo da mulher entra em uma montanha-russa hormonal. Muda o humor, aumenta e/ou diminui a libido, altera a fome… e, é claro, que toda a transformação nos hormônios do ciclo menstrual também afeta a pele. Além do uso dos cosméticos adequados, é essencial cuidar da alimentação, aumentar o consumo de água e praticar exercícios físicos - tudo isso para que o organismo estabilize a produção hormonal. 

Segundo Karla Lessa, médica e especialista em beleza, a pele fica mais seca no início do ciclo e, em seguida, pode se tornar mais oleosa. "Isso ocorre devido à diminuição do estrogênio na segunda parte do ciclo, quando é comum o aparecimento de acnes no terço inferior da face", explica. 

Apesar dessas mudanças, são raras as vezes em que fazemos algo para cuidar da pele de acordo com os hormônios. Pensando nisso, a profissional reuniu os principais conselhos para incluir na rotina de skincare seguindo as fases do seu ciclo. Confira!

Confira as dicas para cuidar da pele de acordo com seus hormônios

Ticiane Pinheiro
Ticiane Pinheiro
Foto: Reprodução/Instagram/@ticipinheiro / Alto Astral

Início do ciclo: entre o 1º e 14º dia

O começo do ciclo menstrual corresponde ao primeiro dia da menstruação. Durante essa fase, os níveis de hormônios sexuais no sangue estão baixos. Já após a menstruação, é mais comum que a pele fique ressecada.

"Esse é o momento de usar um creme com ativos clareadores ou intensificar a hidratação para estimular e regenerar a epiderme mantendo a barreira hidrolipídica", explica a médica. 

Ovulação: 14º dia

A alta concentração de estrógeno no sangue estimula a secreção do hormônio luteinizante (LH). O LH dá início à ovulação, que ocorre por volta do 14º dia do ciclo. Nesse período, os níveis de estrogênio e progesterona estão super altos, o que pode causar uma retenção hídrica maior.

"Vale a pena usar os massageadores faciais de quartzo rosa ou pedra de jade para ativar a circulação local. Faça massagens do centro para fora no rosto e de cima para baixo no pescoço", acrescenta Karla. 

Entre o 14º e 28º dia

Graças à diminuição da progesterona, a pele também fica menos oleosa e mais matificada. Sendo assim, há tendência de maior sensibilidade e irritabilidade da cútis. 

"Se houver uma predisposição à acne, agora é a hora de intensificar seu tratamento com um sérum antioxidante, tônico, ou loção secativa - se forem indicadas para o seu tipo de pele. Açúcar e gordura também devem ser evitados nesse período", finaliza a profissional. 

Colaboração: Karla Lessa, médica e especialista em saúde e beleza | Edição: Milena Garcia

Veja também:

Você acha que conhece as pessoas — mas não conhece!
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade