Como resolver o afinamento capilar?

22 ago 2017
08h00

O afinamento capilar tira o volume do cabelo e é um indício de que as suas madeixas não estão saudáveis como deveriam. A questão vai muito além da estética. Os fios ficam ressecados e quebradiços e o couro cabeludo se torna mais sensível.

A solução do problema é mais simples do que parece!
A solução do problema é mais simples do que parece!
Foto: ElenaNichizhenova - iStock

O transtorno, na maioria dos casos, acontece aos poucos, o que dá a chance de um diagnóstico precoce e um tratamento com resultados mais efetivos. Deixar o problema se agravar é um tiro no pé. Em situações mais severas, o afinamento leva a calvície.

Se você percebeu uma perda de volume das suas madeixas, atenção! O contratempo pode estar ligado tanto a fatores externos, quanto internos.

Usar chapinha e babyliss em excesso pode ser uma cilada. O calor dessas ferramentas abre a cutícula dos fios, fazendo-os perder nutrientes. A estrutura deles é prejudicada e o cabelo como um todo perde volume, brilho e maciez.

Ademais, a aplicação constante de química no cabelo leva igualmente a fios mais fracos. A coloração danifica os cabelos e deixa-os mais suscetíveis à queda.

Nessa trama, as alterações hormonais também aparecem como vilãs. Perto do período da menstruação, o organismo produz mais testosterona, hormônio que tem como uma das suas funções a aceleração do nascimento e queda dos fios.

Se esse for o caso, o problema deve desaparecer com o tempo. Contudo, é preciso cuidado para que outros fatores como estresse, depressão e uma alimentação incorreta não interfiram na saúde das madeixas.

A recomendação é sempre buscar um dermatologista. Somente um especialista de confiança será capaz de identificar as razões por trás do afinamento e apresentar soluções para eliminar a complicação.

Algo que deve ser feito independentemente de qualquer coisa é o tratamento do couro cabeludo. Os fios só crescerão fortes e bonitos se eles tiverem uma base saudável. Desse modo, intercalar os produtos que você já usa com shampoos e condicionadores específicos para o cuidado da pele é o primeiro passo, afinal, suas madeixas merecem atenção especial!

Fonte: TC

compartilhe

publicidade
publicidade