PUBLICIDADE

Banho relaxante: faça uma pausa para aliviar as tensões do cotidiano

Nada que um bom banho resolva! Renove todas as energias ao se banhar com calma

24 abr 2021
0comentários
Publicidade
Banho relaxante
Banho relaxante
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Fazer de gestos corriqueiros algo prazeroso é essencial para deixar a rotina mais fluída e leve. Começar com o banho pode ser uma boa pedida, visto que é um momento necessário para passar consigo mesma. Se banhar é algo íntimo, tendo a oportunidade de se auto responsabilizar não só pela sua higiene pessoal, mas também pelo carinho e acolhimento que você mesmo pode proporcionar a si.

Tentar colocar toda a sua atenção plena nesse banho é necessário para usufruir ao máximo de todos os benefícios que ele pode proporcionar. Desta forma, esse hábito se torna um tipo de ritual meditativo para o seu bem-estar e qualidade de vida.

Encaixar um momento de reflexão e autocuidado numa rotina corrida pode ser um desafio, mas parar para renovar as energias e se amar, nem que seja por 10 minutos, faz diferença. Confira dicas para tirar uma pausa do mundo caótico e relaxar o corpo e mente na hora do chuveiro:

1- Iluminação

Colocar uma iluminação mais agradável e optar por trocar a cor da lâmpada, ou até mesmo acender algumas velas, pode ajudar na hora de tirar uma pausa da correria. "Uma iluminação suave no tom branco quente traz uma sensação de conforto, aconchego e acolhimento. Evite usar iluminação no tom branco neutro", explica Leandro Arruda, terapeuta holístico.

2- Aperte o play!

A combinação da água quente com música calma estimula ainda mais as sensações de relaxamento físico, mental e emocional, além de proporcionar alívio e leveza. "Ouvir canções durante o banho ajuda a combater o stress e a ansiedade, questões tão comuns e crescentes nos dias de hoje. São indicadas músicas clássicas ou aquelas com sons da natureza", recomenda o profissional.

3- Temperatura faz diferença

A indicação da temperatura da água vai do gosto pessoal de cada um, mas o terapeuta recomenda a água de morna para quente no outono e inverno. Já na primavera e verão, pode ser de morna para fria.

4- Ervas 

As ervas possuem muitas propriedades terapêuticas, e as mais indicadas para relaxar e ficar "zen" são: alfazema, lavanda, alecrim, hortelã e camomila. É possível colocar essas ervas na banheira com água morna ou quente e ficar dentro dela por cerca de 30 minutos relaxando.

Não tem banheira? Sem problemas! Dá para fazer um saquinho de tecido tipo TNT de espessura fina, com as ervas dentro e acoplar no chuveiro com um elástico. Assim, a água quente já cairá aromatizada e também levará ao seu corpo todas as propriedades de relaxamento.

"Pode-se também colocar as ervas dentro de um balde ou bacia, jogar 2 litros de água fervente e deixar tampado até amornar. Em seguida coe. Após o seu banho normal, desligue o chuveiro e jogue bem devagar pelo corpo todo, frente e costas, mas preste atenção para não jogar na cabeça", esclarece Leandro.

Das três maneiras, vá respirando profundamente para contribuir com o relaxamento completo.

5- Hidratação

Um creme hidratante ou mesmo óleo corporal de sua preferência ajuda na continuidade do relaxamento físico após o banho e também prolonga a sensação de bem-estar físico e mental. "Os produtos mais indicados são os de lavanda, verbena e chá-verde. Espalhar pelo corpo com movimentos circulatórios em forma de auto massagem contribui para melhores resultados", explica o profissional.

6- Respira e não pira

A respiração profunda e lenta ajuda bastante, visto que oxigena ainda mais o corpo, acalmando ele. Fazer esse banho completo e relaxante uma ou duas vezes por semana é o suficiente, ou sempre que sentir ser necessário. 

Consultoria: Leandro Arruda - astrólogo, constelador familiar e terapeuta holístico.

Alto Astral
Publicidade
Publicidade