PUBLICIDADE

Veja cronograma capilar para ajudar os fios crescerem mais rápido

Especialista explica como alguns cuidados ajudam os cabelos ficarem mais fortes e saudáveis

29 fev 2024 - 18h31
Compartilhar
Exibir comentários

Na busca incessante por cabelos longos e saudáveis, muitas pessoas recorrem a uma variedade de produtos e técnicas. Entre essas opções, há uma estratégia que revoluciona a jornada capilar: um cronograma específico que ajuda a deixar os fios mais fortes e, assim, contribui para o seu crescimento.

O cronograma capilar ajuda no crescimento dos cabelos
O cronograma capilar ajuda no crescimento dos cabelos
Foto: lithian | Shutterstock / Portal EdiCase

"É um cronograma capilar ideal para crescimento que vai contemplar shampoos com ativos fortalecedores, óleo de rícino para umectação, máscaras de tratamento para cada etapa do cronograma", diz o especialista hair stylist Luigi Moretto.

Como fazer o cronograma capilar?

Luigi recomenda definir três dias da semana para colocar o cronograma em prática, já que é preciso ter um intervalo de pelo menos 48h entre uma etapa e outra. Além disso, é importante que a etapa de reconstrução não seja repetida em um período menor do que 15 dias.

Confira um cronograma caseiro para seguir:

  • 1ª semana: hidratação + shampoo antirresíduos + nutrição
  • 2ª semana: hidratação + umectação + hidratação
  • 3ª semana: hidratação + nutrição + shampoo antirresíduos + hidratação
  • 4ª semana: hidratação + umectação + reconstrução
Seguir todas as etapas do cronograma capilar é essencial para obter bons resultados
Seguir todas as etapas do cronograma capilar é essencial para obter bons resultados
Foto: VGstockstudio | Shutterstock / Portal EdiCase

Produtos certos para o cronograma

O hair stylist deixa uma dica de ouro na hora de escolher cada produto: "Atenção, para que o cronograma capilar para crescimento funcione, é essencial usar produtos com vitaminas e extratos vegetais na composição e usar fórmulas conhecidas e reconhecidas no mercado", destaca o especialista.

Abaixo, confira como escolher cada produto!

1. Shampoo fortalecedor

Deve ter fórmula com ativos como biotina, café e rícino.

2. Hidratação

Esse processo repõe ou mantém a umidade perdida dos fios. Por isso, as máscaras de tratamento precisam ser ricas em vitaminas A e E, que ajudam a manter os fios hidratados e macios.

3. Nutrição

Essa etapa reforça e mantém os lipídios, que são as gorduras ou óleos presentes na massa capilar. Assim, a nutrição precisa ser feita com fusão de óleos para selar os fios, bem como para controlar o frizz e o volume em excesso.

4. Umectação com óleo de rícino

Esse óleo vegetal é rico em propriedades antioxidantes, ácidos graxos (como o ômega 6 e 9) e vitamina E, essenciais para fortalecer e ajudar os fios a crescerem saudáveis e fortes.

5. Reconstrução

A reconstrução serve para repor a massa capilar dos fios, reparando-os. Ela pode ser repetida com um intervalo mínimo de 15 dias e juntamente a máscaras de queratina, que ajudam a reparar, fortalecer e diminuir os danos dos fios.

6. Limpeza profunda

A cada duas semanas, é importante lavar o cabelo com shampoo antirresíduos para remover a oleosidade excessiva do couro cabeludo, que pode prejudicar o crescimento dos fios.

Por Mayra Barreto Cinel

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade