PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Veja como manter a pele saudável no outono

Dermatologista explica como alguns cuidados podem ajudar a manter a hidratação nesta época do ano

24 abr 2024 - 18h46
Compartilhar
Exibir comentários

O outono é uma estação marcada por temperaturas mais amenas, paisagens coloridas e uma atmosfera tranquila. No entanto, essa mudança de clima também pode afetar a pele de maneiras sutis, exigindo cuidados extras para manter a sua saúde e beleza.

A pele precisa de cuidados redobrados no outono
A pele precisa de cuidados redobrados no outono
Foto: Irina Bg | Shutterstock / Portal EdiCase

Os ventos da estação são secos e podem retirar a umidade da pele, deixando-a mais seca, áspera e irritada. Isso acontece especialmente em áreas do corpo que estão mais expostas, como o rosto e as mãos. Quando combinados com as temperaturas mais baixas, os ventos outonais podem causar danos significativos à barreira protetora da pele, ocasionando problemas como descamação, vermelhidão e, até mesmo, rachaduras.

"Durante o outono é crucial prestar muita atenção e ter um cuidado extra com a hidratação da pele. Os ventos secos, típicos da estação, podem evaporar a umidade da pele rapidamente, deixando-a desprotegida e suscetível a danos. Além disso, a baixa umidade do ar e uso frequente de aquecedores também podem contribuir negativamente. Por isso, os cuidados devem ser redobrados", explica a Dra. Vivian Simões Pires, dermatologista responsável pela Clínica Dominique.

O uso de hidratante é importante para a saúde da pele no outono
O uso de hidratante é importante para a saúde da pele no outono
Foto: Lyubov Levitskaya | Shutterstock / Portal EdiCase

Cuidados com a pele no outono

Conforme explica a médica, no outono, é importante adotar uma rotina de cuidados com a pele que inclua:

  • Hidratação regular;
  • Aumento da ingestão de água, mesmo que não sinta sede;
  • Ter uma rotina de skincare que inclua produtos que contenham ingredientes como ácido hialurônico e ceramidas que ajudam a reter a umidade da pele e fortalecer a barreira cutânea;
  • Evitar produtos agressivos, como produtos de limpeza, que podem retirar a camada de proteção natural, resultando em maior ressecamento.

Evite os banhos quentes

Nesta época do ano, a Dra. Vivian Simões também recomenda evitar banhos quentes, pois podem contribuir para a perda da umidade da pele. Embora eles sejam tentadores durante os dias frios, segundo a médica, a melhor opção é optar por banhos mornos e curtos e, em seguida, utilizar o hidratante ideal para o seu tipo de pele, a fim de selar a umidade e ajudar a prevenir a perda de água.

Por Felipe Sá 

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade