PUBLICIDADE

Treino de musculação para corredores: como realizar corretamente

Essa conciliação ajuda um corredor a manter resistência

2 ago 2023 - 17h00
(atualizado às 17h25)
Compartilhar
Exibir comentários

A corrida atrai vários adeptos, ou seja, fácil de ser praticada em qualquer hora do dia. Fora ainda que um atleta amador ou profissional pode selecionar o seu espaço de treino, exemplos: parques, ruas, avenidas e rodovias. Porém, o foco não se resume apenas nas pistas e nesse sentido o educador físico da rede Evoque Academias Patrick Ebber vai detalhar o treino de musculação para corredores.

Treino de musculação para corredores - Shutterstock
Treino de musculação para corredores - Shutterstock
Foto: Sport Life

Conheça o treino de musculação para corredores

"Devemos pensar sempre no fortalecimento das suas articulações já que na corrida de rua sofremos muitos impactos com cada passada. Podemos dizer que a cada passada o nosso peso corporal se torna duas vezes maior. Sabendo disso, devemos pensar em um treino que possamos proteger nossas articulações e a nossa musculatura", disse Patrick em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Assim, manter a musculação com a corrida depende da rotina de treinamentos de um atleta na semana. O objetivo é fazer com que um competidor não chegue enfraquecido para sua sequência de treinos e provas.

"Então, vamos falar de cinco vezes separando o ciclo de treinos em duas vezes musculação, uma vez core e regeneração duas vezes. Dessa maneira, terá uma pausa adequada para quando chegar ao dia da prova não ter fraqueza muscular nem articular. Terá também 'core' fortalecido", completou Ebber.

Dessa forma, abdômen e lombar formam o "core" e merecem o trabalho intensificado. O motivo é que se trata do centro gravitacional do nosso corpo, as panturrilhas, pois sofrem maior impacto e concentram mais forças.

"As ruas são instáveis e junto ao treino de panturrilha fortalecemos também tendões e ligamentos, que são de suma importância para corredores. Agachamentos e exercícios para pélvis também para deixarmos preparados para fortes impactos. Não podemos esquecer também de um músculo pequeno, mas importante, que é o tibial anterior, que fortalecendo evitamos a famosa dor da 'canelite'", explicou o educador físico.

O que tomar para aumentar a resistência na corrida?

"Aconselho passar com uma nutricionista esportiva para saber o que ingerir para aumentar a resistência na corrida, mas como dica pode se pensar em alimentos ricos em carboidratos antes dos treinos e após o treino gel de carboidrato durante o treino ou até mesmos sucos que possa repor carboidrato e sais minerais", encerrou Patrick Ebber.

Dado

Não é à toa o quão expressivo é o crescimento da corrida pelo país. O último levantamento "Práticas de Esporte e Atividades Físicas" do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou a existência de 9,5 milhões de corredores e que é a segunda modalidade amada, feito que a deixa atrás somente do futebol.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade