Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Spray, creme ou gel? Saiba qual é o protetor ideal

5 mar 2012 - 11h33
Compartilhar

Na busca pelo protetor solar ideal, há mais fatores em jogo do que a simples procura pelo melhor preço. A ordem é ficar de olho em três itens determinantes para uma proteção eficiente: capacidade de proteção, facilidade de absorção e, sobretudo, adequação ao seu tipo de pele.

É importante identificar o seu tipo de pele antes de comprar o protetor
É importante identificar o seu tipo de pele antes de comprar o protetor
Foto: Shutterstock / Terra


Como regra geral, o melhor tipo é aquele que protege de forma eficiente contra os raios UVA, UVB e infravermelho. Agora, dependendo do tipo de pele, cada produto poderá fazer toda a diferença. Por isso, saber se sua cútis é seca, mista ou oleosa, é fundamental na hora de escolher entre filtros solares do tipo spray, creme ou gel. Confira, a seguir, o que é mais indicado para cada perfil.



Creme

Peles envelhecidas ou secas pedem protetor em creme, por seu grande poder de hidratação, já que as fórmulas costumam ter uma textura mais forte e muitas ainda são enriquecidas com vitaminas. Já as pessoas de pele oleosa, devem evitar esse tipo de formulação, especialmente no rosto. O mesmo serve para pessoas com pele acnéica.



Atualmente, há dois tipos de filtro solar em creme no mercado, como explica Mika Yamaguchi, consultora técnica e farmacêutica da Biotec Dermocosméticos. "São eles, óleo em água - no qual o óleo fica na parte interna e a água na parte externa da emulsão e corresponde a grande maioria de fotoprotetores - e água em óleo, onde o óleo fica na parte externa e a água na interna, tal qual acontece com os fotoprotetores infantis", explica.



Segundo Mika, os cremes do tipo formulação infantil são ideais porque, na superfície, protegem dos danos e raios solares, enquanto os ativos internos tratam e recuperam a pele. A desvantagem, porém, é que este tipo de emulsão costuma deixar a pele mais "pegajosa" devido à sua formulação, sendo um incômodo para a maioria dos adultos.



Spray

Os protetores em spray costumam ser os preferidos dos homens, que não gostam de perder tempo passando o filtro solar em creme. A vantagem é que eles espalham bem na pele e não deixam aquele aspecto engordurado, sendo ideal para pessoas de pele oleosa e também para a pele do rosto. Além disso, os filtros em spray possuem um bom filme protetor, ideal para a proteção da pele. Contudo, essa camada não dura muito e requer maior reaplicação. A cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.



Gel

O gel não tem uma ampla faixa de proteção contra os raios devido à própria característica da textura. Por isso, é mais indicado para pessoas com pele morena, que possuem maior proteção natural. Além disso, os produtos em gel tendem a ser menos gordurosos do que as formulações em creme, sendo ideal também para pessoas de pele oleosa ou mista - esta última, cuja oleosidade se mantém apenas na zona T (testa e nariz). O tempo de fixação na pele, por sua vez, dependerá do uso correto e do tipo de exposição, pois ao banhar-se na água, seja da praia ou piscina, exigirá reaplicação do produto.



Agência Hélice,
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra