Saiba quando e por que fazer uma plástica no nariz
Saiba como funciona a plástica no nariz e os tipos de técnicas utilizadas. Veja quando o procedimento é indicado.
Muitas vezes, uma vai além de uma insatisfação estética ou apenas um luxo. A aparência pode afetar a saúde psicológica da pessoa, prejudicando as relações sociais e diminuindo a autoestima. Um dos procedimentos mais realizados hoje em dia é a plástica no nariz, responsável por modificar o formato da principal estrutura do rosto.
O tipo de cirurgia varia de acordo com cada caso, que deve ser avaliado com calma para saber se realmente é necessário se submeter à técnica.
Como funciona a plástica no nariz
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a plástica no nariz é um dos procedimentos estéticos mais procurados pelos brasileiros.
Também chamada de rinoplastia, ela proporciona mudanças para melhorar a parte estética e funcional do nariz. A técnica sempre busca um aspecto harmônico e natural, em proporção com as demais características do rosto. O tipo de rinoplastia varia de acordo com a complexidade e com os objetivos de cada caso, e ela pode ser feita de forma fechada ou aberta.
Na técnica fechada, a cirurgia é realizada por dentro do nariz, sem incisões externas. Já na aberta, o esqueleto ósseo e cartilaginoso do nariz é completamente exposto através de incisões por dentro do nariz e uma pequena incisão externa, na columela (coluna de pele entre as narinas).
Quando fazer rinoplastia
A plástica no nariz é bastante procurada porque essa é uma das partes que mais se destacam no rosto, sendo considerada um marco da humana. Além de ser alvo frequente de insatisfações estéticas, também pode afetar a saúde psicológica e trazer limitações psicossociais para a pessoa, como sensação de inferioridade e baixa autoestima.
As considerações e expectativas dos pacientes devem ser analisadas com calma pelo cirurgião plástico. As conversas e discussões entre médico e paciente servem para avaliar as necessidades e as reais possibilidades de cada caso, a fim de planejar quais modificações podem e devem ser feitas.
Em geral, a cirurgia plástica no nariz dura entre 60 e 90 minutos, sendo realizada sob anestesia geral ou anestesia local com sedação. Alguns cuidados são necessários após o procedimento, como manter o nariz imobilizado e com curativo por alguns dias, além de usar tampões dentro do nariz por cerca de um ou dois dias.
Outros cuidados e riscos pós-operatórios devem ser consultados diretamente com o médico, pois esses fatores dependem do tipo de procedimento adotado e também da complexidade do caso.
Cirurgia plástica pelo SUS
Nos casos em que a aparência afeta a saúde psicológica da pessoa, causando baixa autoestima e até mesmo , é possível conseguir fazer a plástica no nariz gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Quando reparadoras, as cirurgias plásticas não são consideradas meramente estéticas, pois a sua finalidade é proporcionar uma aparência natural e qualidade de vida ao paciente.
Os principais tipos de cirurgias feitas pelo SUS são:
- Reconstrução mamária, para as mulheres que sofreram mastectomia devido ao câncer de mama
- Mamoplastia redutora, que reduz o tamanho dos seios em mulheres que desenvolveram algum problema por causa do excesso de mama
- Otoplastia, que repara a “orelha de abano”
- Rinoplastia.
Para realizar a , é preciso responder a alguns requisitos e passar por uma triagem, em que são avaliadas as necessidades do paciente. Caso seja aprovado, ele fica em uma fila de espera para fazer o procedimento.
Outra opção, ainda, é recorrer aos hospitais universitários, que também realizam as cirurgias de forma gratuita, levando em conta a prioridade de cada caso.