Para se maquiar direito, são necessários 5 pincéis; conheça
Toda mulher fica em dúvida quando se depara com os diversos tipos de pincéis de maquiagem que existem: para esfumar, ajudar no traçado, para limpar o rosto, entre outros. “Eles fazem toda diferença, pois conseguem definir melhor a área a ser maquiada e deixam a pele mais uniforme”, explica o maquiador Roni Modesto, da Agência Capa MGT, em São Paulo.
Por mais que você queira rechear seu nécessaire com vários pincéis, vá com calma. Para começar, não é necessário possuir todos. O ideal é iniciar com os básicos, como o de base, sombra, blush, batom e corretivo, e ir montando seu arsenal aos poucos.
Cerdas também fazem a diferença
Antes da compra, observe na embalagem qual é o tipo de cerda do produto que você pretende adquirir. Aqueles com cerdas naturais são mais macios e indicados para os cosméticos em pó. Os sintéticos, que podem ser produzidos com vários tipos de materiais, como plástico e fibras vegetais, são mais durinhos e recomendados para a aplicação de produtos cremosos e líquidos.
Se você também se pergunta sobre o tamanho dos pincéis, o maquiador afirma que isso não interfere no make. “O que pode ocorrer é demorar mais para você se maquiar. Entretanto, os pequenos são mais indicados para viagens ou retoques da maquiagem, para levar na bolsa e não ocupar tanto espaço.”
Para manter as cerdas limpas, lave os pincéis frequentemente com produtos específicos ou use algumas gotas de xampu neutro. Vale até lançar mão dos lenços umedecidos, se você não tem tempo.
“O importante é limpar os pincéis de cerdas sintéticas com os fios para baixo. Se lavar com as cerdas para cima, a água entra, mas não limpa”, orienta Roni Modesto.