Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O olhar de Mari Melo sobre o Rare Eau de Parfum, o lançamento da Rare Beauty

30 set 2025 - 17h51
Compartilhar
Exibir comentários

Estamos super animados em convidar Mari Melo, influenciadora de beleza e grande defensora da inclusão, para uma entrevista super especial! Ela vai contar tudo sobre suas impressões do novo Rare Eau de Parfum, da Rare Beauty, e bater um papo sobre algo que faz toda a diferença: beleza acessível para todo mundo.

O olhar de Mari Melo sobre o Rare Eau de Parfum, o lançamento da Rare Beauty
O olhar de Mari Melo sobre o Rare Eau de Parfum, o lançamento da Rare Beauty
Foto: Mari Melo / todateen

Entenda como marcas que pensam em acessibilidade podem transformar experiências e inspirar mudanças no mundo da beleza.

Quem é Mari Melo?

Mari Melo é muito mais que uma influenciadora de beleza: ela é um verdadeiro sopro de transformação no universo da beleza e do autocuidado. Vivendo com fraqueza muscular, ela encontrou na sua própria trajetória a força para levantar debates urgentes sobre beleza acessível e inclusiva, conquistando uma comunidade que se inspira em sua autenticidade.

Foto: Mari Melo / todateen

Nas redes sociais, Mari não só compartilha tendências e experiências, mas também provoca reflexões sobre como a indústria pode — e deve — abraçar a diversidade. Além de criadora de conteúdo, ela atua como mentora estratégica, conduzindo marcas do setor de beleza a repensarem suas embalagens e produtos, sempre com o olhar voltado para soluções democráticas, funcionais e verdadeiramente pensadas para todos.

Mari, você que fala tanto sobre acessibilidade na beleza, qual foi sua primeira reação ao conhecer o Rare Eau de Parfum que já nasceu com a proposta de ser inclusivo?

Eu fiquei muito feliz e de certa forma desacreditada, eu sabia que a Selena pensava na questão da acessibilidade por conta da condição dela, mas não imaginava que ela iria tão além.

O que mais te chamou atenção no conceito do produto: a fragrância em si ou a forma como ele foi pensado para ser acessível?

De primeira impressão, obviamente, foi a embalagem. Eu não estava acreditando que ela realmente iria funcionar, sabe? Mas depois que percebi que consegui aplicar e vi outras pessoas com deficiência aplicando também, a fragrância começou a chamar muito a minha atenção! Quando você lê as notas, imagina algo muito doce, mas, na verdade, é sofisticado e, de certa forma, acolhedor. Acho que é um perfume para você se sentir autoconfiante — foi exatamente isso que senti quando o passei. Me senti uma mulher independente, que nada pode abalar!

Como foi testar o perfume da rare beauty antes de todo mundo?

Foi uma experiência muito legal, afinal a minha comunidade já vinha me pedindo muito isso. Eu mesma não acreditava que conseguiria aplicar sozinha, então quando a marca entrou em contato comigo dizendo "queremos que você teste", fiquei muito animada. Antes mesmo do lançamento, acabei encontrando pessoas da marca e todas elas comentaram que tinham lembrado de mim, que queriam muito a minha opinião. Isso trouxe uma sensação de atenção, mas também de pressão, de certa forma.

Durante o vídeo, tentei compartilhar minhas primeiras impressões. Recebi a caixa uma semana antes, mas só poderia abrir em uma data específica. Fiquei muito ansiosa! Na hora de gravar, tentei aplicar o perfume de uma forma que não consegui, e tem até um take em que olho desesperada para o meu irmão com medo de não dar conta, justamente por causa dessa pressão. Mas depois que consegui e finalizei a gravação, tudo se transformou em uma experiência divertida.

Sempre que encontrava alguém na rua, me perguntavam sobre o perfume e eu precisava ficar quieta. Até mesmo no evento de lançamento, já cheguei sabendo da fragrância, da embalagem… e muitas das minhas amigas disseram que assistiram ao meu vídeo a caminho do evento.

A Rare Beauty destaca o design inclusivo do frasco. Na sua visão, ele realmente facilita o uso para pessoas com diferentes tipos de limitações físicas?

Sim! Na verdade, eu posso até dizer que ele ajuda pessoas com limitações físicas e visuais. Em relação à embalagem, é algo bem simples que foi feito: apenas mudaram o formato dela e adicionaram uma base mais ampla, assim as pessoas podem ter mais apoio para segurar de diversas formas. Além disso, há toda uma questão sensorial, que ajuda a pessoa com deficiência visual a identificar onde está o borrifador e se o perfume está travado ou não (por sinal, essa trava é incrível para levar em viagens!).

O que ainda falta no mercado de fragrâncias para que possamos dizer que a categoria, de fato, é acessível para todos?

Eu não acho que toda marca precise desenvolver uma embalagem ampla e ter esse mesmo investimento que a Selena teve, por mais que tenha um grande impacto e ajude demais as pessoas! Existem formas mais simples de facilitar a usabilidade para pessoas com deficiência. Algumas marcas, por exemplo, já fazem versões de viagem com aplicador roll-on — eu mesma tenho um da Dior, que foi um dos primeiros perfumes que consegui aplicar sozinha! São pequenos detalhes que fazem total diferença. É claro que, se toda marca pudesse investir em embalagens como a da Selena, seria incrível!

Como você enxerga a importância de uma celebridade como Selena Gomez levantar essa pauta em uma indústria tão marcada por padrões?

Pra mim, toda marca — independente de ser de uma celebridade ou não — deveria se importar com isso. Mas o fato de ser uma pessoa que passa por essa realidade no dia a dia traz uma sensibilidade muito grande para o público e para o mercado. As pessoas começam a prestar atenção nesses detalhes que, até então, não eram nem imagináveis! Para mim, a importância da Selena é muito mais mostrar que nós somos um público e existimos, do que qualquer outra coisa!

Sobre impacto pessoal e coletivo

Para você, que vive na pele os desafios da falta de acessibilidade, o que significa segurar um produto que já nasce com essa preocupação?

Emocionante! Eu realmente achei que iria chorar testando esse produto. Mas acho que a minha felicidade era tão maior que eu simplesmente abri um grande sorriso durante o vídeo inteiro! De certa forma, isso me traz uma tranquilidade, porque eu sei que, mesmo sendo poucas, ainda existem marcas que pensam na gente!

Você acredita que iniciativas como essa podem inspirar outras marcas a reverem seus processos de criação?

Sim! Eu acho que esses primeiros passos, vindos de pessoas com tanta relevância, são de extrema importância para que as outras marcas entendam que acessibilidade é viável, inclusão é necessária e que não é um bicho de sete cabeças.

Que mensagem você acha que a Rare Beauty passa ao mostrar que inclusão também pode — e deve — estar presente até no detalhe de um perfume?

Que pessoas com limitações também são pessoas, que também se cuidam, também precisam ser cuidadas e representadas!

Beleza e Autoestima

O quanto ter acesso a produtos pensados para todos impacta na autoestima e no sentimento de pertencimento das pessoas com deficiência?

MUITO!! Pessoas com deficiência são extremamente excluídas da sociedade, desde pertencer e estar em determinados lugares até mesmo no simples fato de serem reconhecidas como pessoas. Quando pessoas com deficiência são vistas, a primeira coisa que dizem e pensam sobre nós é que precisamos nos cuidar, sermos curadas, e nunca sobre nos aceitar ou perceber que o problema não somos nós, e sim a falta de acessibilidade. Então, para mim, a inclusão nesse mercado impacta muito em como nos enxergamos em relação à sociedade, mostrando para nós mesmos que, antes de tudo, somos pessoas!

Como você gostaria que fosse o futuro da beleza acessível?

Eu gostaria que a acessibilidade fosse algo obrigatório, que tivéssemos pessoas com deficiência em todas as campanhas, que tivéssemos pessoas com deficiência dentro das empresas, trabalhando no dia a dia e trazendo suas vivências. Queria que fôssemos reconhecidos como pessoas com múltiplas características, assim como todos têm!

todateen
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade